Concurso EPT Maricá RJ tem avanços e inicia concorrência pública

A Empresa de Transportes Públicos de Maricá RJ abrirá uma concorrência pública para definir o plano de cargos e realizar um novo concurso. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:18/03/2024 às 11:53
Atualizado em:18/03/2024 às 15:00

O novo concurso EPT Maricá RJ voltou a estar em pauta e avançou. A Empresa de Transportes Públicos da cidade, que fica localizada na região da Grande Niterói, anunciou a abertura de uma concorrência pública.


O objetivo da empresa é contratar uma instituição para definir o seu plano de cargos, carreira e salários, além do quadro de lotação ideal.


Em seguida, será dado início aos preparativos para a realização de um novo concurso público para o preenchimento desses cargos - que ainda serão definidos.


Inicialmente, a concorrência pública estava marcada para acontecer em fevereiro. No entanto, após impugnação, o edital foi suspenso e o processo foi remarcado.


Conforme consta no Portal de Transparência Pública da ETP Maricá RJ, a nova data escolhida foi o dia 8 de maio. A abertura da concorrência está prevista para começar às 9h, de acordo com o aviso publicado no Diário Oficial.


A notícia de que um novo concurso para a Empresa de Transportes Públicos de Maricá RJ estaria no radar foi divulgada no final de 2023.


O objetivo da empresa, que administra o transporte municipal tarifa zero em Maricá, é ampliar a quantidade de ônibus próprios com a aquisição de mais de dez coletivos para a renovação da frota. 


Essa contratação de uma empresa para definir o novo plano de cargos tem o objetivo, justamente, de promover o aumento dessa estrutura.


Uma análise estaria em andamento para identificar quantos novos funcionários serão necessários.


Veja também:

+ Maricá RJ abre 1.398 vagas temporárias de níveis médio e superior

+ Concurso Maricá RJ terá 300 vagas para Educação; banca contratada

EPT Maricá RJ conta com 117 servidores

O edital da concorrência pública, divulgado no portal da EPT Maricá RJ, revela que a empresa conta com apenas 117 servidores efetivos.


Ao todo, são 181 funcionários. Entretanto, são 64 atuando em cargos comissionados, enquanto os demais são efetivos.


Caso a nova seleção aconteça, de fato, este será o segundo concurso EPT Maricá RJ para ingresso de servidores. O primeiro edital foi publicado em 2015 e ofertou mais de 120 vagas em diversos cargos.


Veja os cargos ocupados por servidores efetivos, de acordo com o edital de concorrência:


Cargos de nível fundamental

  • auxiliar operacional - três servidores;
  • motorista - 55 servidores.


Cargos de nível médio

  • assistente operacional - dois servidores;
  • consultor operacional - quatro servidores;
  • consultor de manutenção - dois servidores;
  • fiscal de transportes - 14 servidores;
  • técnico de operação - quatro servidores;
  • auxiliar de operação - quatro servidores;
  • assistente administrativo - 18 servidores; e
  • assistente técnico em analista de sistemas - dois servidores.


Nível superior

  • analista de sistemas - um servidor;
  • advogado - dois servidores;
  • contador - dois servidores; e
  • engenheiro - dois servidores.


Para o próximo concurso, a oferta de vagas e demais preparativos serão conhecidos após a definição do novo plano de cargos e salários.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Empresa de Transportes Públicos avança nos preparativos para um novo concurso EPT Maricá RJ

(Foto: Adriano Marçal/Prefeitura de Maricá RJ)


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Como foi o último concurso EPT Maricá RJ?

Realizado em 2015, o último concurso público para ingresso de servidores na EPT Maricá RJ contou com 128 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.


Os vencimentos, na época, chegaram a R$6.633. As contratações foram pelo regime estatutário, com garantia de estabilidade.


As oportunidades foram para cargos de motorista e auxiliar operacional, com exigência de nível fundamental completo.


Além disso, também foram contempladas as carreiras de assistente operacional, consultor operacional, consultor de manutenção, fiscal de transportes, assistente administrativo, técnico de regulação e assistente técnico de analista de sistemas, sendo todas de nível médio.


No nível superior, as chances foram para o engenheiro de tráfego, analista de sistemas, assessor jurídico, contador e analista de regulação, de nível superior.


Todos os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas. No caso de assessor jurídico, houve também análise de títulos e provas discursivas. Já para motorista, os aprovados passaram por curso de formação.


Fique por dentro dos concursos!