Concurso ESA 2022 tem resultado final homologado e inicia CFP
A Escola de Sargentos das Armas concluiu mais um concurso ESA e dará início ao curso de formação profissioanal (CFP) dos novos sargentos.
Autor:
Publicado em:27/01/2022 às 06:07
Atualizado em:27/01/2022 às 06:07
Atenção, candidatos do concurso ESA 2022/2023, o resultado final da seleção foi divulgado oficialmente e está homologado.
Com isso, em breve será iniciado o curso de formação profissional (CFP) dos novos alunos e futuros sargentos.
A homologação do resultado final foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 27.
De acordo com a portaria, a formação dos novos sargentos terá início em 7 de março de 2022 e se encerrará em dezembro de 2023, em data a ser divulgada oportunamente.
Saiba mais sobre o curso de formação do concurso ESA
Realizado em 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT), sendo supervisionado pela ESA. Elas são localizadas de norte a sul do Brasil. A duração do período Básico é de 34 semanas e antecede e prepara o aluno para o período de qualificação.
Caso haja curso de Tecnólogo, o período básico finaliza com uma duração aproximada de 43 semanas. Finalizado o período básico, o aluno escolherá a sua qualificação militar de sargentos, de acordo com mérito intelectual.
Este é um período bem dinâmico, onde o aluno recebe instruções específicas das armas de:
Infantaria;
Cavalaria;
Artilharia;
Engenharia; e
Comunicações.
Esta é uma oportunidade em que o espírito de corpo da armada é desenvolvido e consolidado.
No final do curso, ele é declarado 3º Sargento de Carreira Combatente do Exército Brasileiro e ocupará os cargos previstos nos Quadro de Organização da Força Terrestre.
Concurso ESA tem oferta de mais de mil vagas para sargentos
(Foto: Divulgação)
Concurso ESA tem oferta de 1.100 vagas
Publicado em abril de 2021, o edital do concurso ESA 2022/2023 trouxe uma oferta de 1.100 vagas, que já vem se repetindo há alguns anos. As chances são para quem tem o nível médio, contemplando homens e mulheres. A remuneração é de R$5.049 e as áreas são Geral, Saúde e Música.
As oportunidades estão divididas da seguintes forma:
900 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação) - sendo 180 destinadas à cota de negros;
100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação) - sendo 20 destinadas à cota de negros;
55 para os candidatos da área de Saúde;
45 para área música, divididas entre os seguintes instrumentos: ~ Clarineta em MIB/Clarineta em SIB - 11 vagas; ~ Flauta em Dó/Flautim em Dó - duas vagas; ~ Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB - seis vagas; ~ Saxofone em MIB/Saxofone em SIB - quatro vagas; ~ Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda - duas vagas; ~ Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) - sete vagas; ~ Trompa em Fá - uma vaga; ~ Trompete em MIB/SIB - Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB - dez vagas; e ~ Tuba em MIB/Tuba em SIB - duas vagas.
Para concorrer ao concurso da ESA será necessário ter o nível médio completo com idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde.
É exigida ainda altura mínima de 1,60m para homens, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento.
No caso das mulheres o Exército exige altura mínima de 1,55m. Os candidatos foram avaliados através de várias etapas, sendo a primeira composta por provas objetivas e discursivas: veja como foi o exame e o que os candidatos acharam!