Concurso Goiânia GO: prefeitura convoca 1.972 aprovados

Prefeitura de Goiânia realiza o primeiro chamamento do concurso do município com mais de 1,9 mil aprovados. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:25/01/2023 às 16:55
Atualizado em:25/01/2023 às 16:55

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou nesta quarta-feira, 25, a convocação de 1.972 aprovados no último concurso para o município. O número é superior ao previsto no edital, de 1.376 vagas. 

Os nomes dos convocados serão publicados na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira. As chamadas serão para os setores de educação, saúde, assistência social, esportes, infraestrutura, planejamento e administração.

“Vamos reforçar nosso time de servidores que busca, diariamente, garantir a qualidade nos serviços oferecidos à população”, destacou o prefeito Rogério Cruz.

A área com o maior número de profissionais convocados nesta primeira leva é a da Saúde. O edital ofertou 664 vagas, mas serão chamados 888 aprovados.

Portanto, já existe a convocação de aprovados no cadastro de reserva. É o caso também do cargo de auxiliar de atividades educativas, que tinha previsão para 200 vagas. Serão chamados, nesta primeira convocação, outros 200, o que totaliza 400 colaboradores.

Prédio da Prefeitura de Goiânia com um jardim no entorno
Prefeitura de Goiânia convoca aprovados no concurso
em diferentes áreas (Foto: Divulgação)

O secretário de Administração, Denes Pereira, ressaltou que o grande número de convocados, já no primeiro chamamento do concurso Goiânia GO, demonstra a demanda pelos profissionais.

“Ficamos 10 anos sem um concurso de grande porte. Goiânia cresceu em população, número de obras, prédios públicos, e aumentou a necessidade de oferta de serviços. Por isso, a necessidade de repor nosso quadro de servidores”.

O secretário pontuou ainda que novos chamamentos podem ocorrer dentro do prazo estabelecido de dois anos, passíveis de serem prorrogados por outros dois.

“Em muitos cargos, quase a totalidade do cadastro de reserva será chamado”, explicou Denes Pereira.

Veja o número de convocados por área

Dos 888 convocados para Saúde, são 108 Agentes Comunitários de Saúde, 201 Agentes de Combate à Endemias, 137 técnicos, 223 especialistas, 58 auxiliares e 156 médicos.

Para a Secretaria de Educação, são 715 novos servidores, sendo 600 para a área administrativa e 115 professores, a maioria pedagogos (100), e das áreas de artes, libras e educação física.

Na pasta de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), o quadro será renovado com 259 profissionais, entre eles, 60 assistentes sociais, 60 psicólogos e 133 educadores sociais.

Por sua vez, na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), o chamamento será de 58 aprovados. São 41 engenheiros civis, sete engenheiros elétricos e seis arquitetos, além de outros 19 profissionais destas áreas espalhados por secretarias da Prefeitura de Goiânia.

Na Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), serão convocados 40 profissionais de educação física, analistas de cultura e desporto com atuação em projetos e atividades do órgão.

Por fim, na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), serão 10 analistas em obras e urbanismo. E na Secretaria Municipal de Administração (Semad), são dois analistas em obras e urbanismo.

Concurso Goiânia GO teve provas objetivas em 2022

edital da seleção foi publicado em março do ano passado com a oferta de 1.376 vagas imediatas, mas cadastro de reserva.

O concurso Goiânia foi composto por provas objetivas para todos os cargos, aplicadas entre maio e junho. A Prefeitura optou por distribuir as datas da avaliação por grupos e cronogramas. Veja: 

Cronograma A

  • Provas: 15 de maio
  • Agente comunitário de saúde
  • Agente de controle de endemias

Cronograma B

  • Provas: 22 de maio 
  • Agente de Apoio Educacional

Cronograma C

  • Provas: 5 de junho 
  • Analista em Assuntos Sociais
  • Analista em Comunicação Social
  • Analista em Cultura e Desportos
  • Analista em Obras e Urbanismo
  • Profissional de Educação II

Cronograma D

  • Provas: 12 de junho
  • Assistente Administrativo Educacional
  • Auxiliar de Atividades Educativas
  • Auxiliar em Saúde
  • Educador Social
  • Técnico em Saúde

Cronograma E

  • Provas: 26 de junho
  • Especialista em Saúde
  • Médico

Os candidatos responderam a questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática, Atualidades, História, Geografia e Conhecimentos Gerais de Goiânia e do Estado de Goiás e Conhecimentos Específicos, a depender da carreira em disputa. 

Apenas os inscritos a profissional de Educação II realizaram, no mesmo dia, prova de redação. Os habilitados a esse cargo ainda foram submetidos a análise de títulos. 

Houve também prova de capacidade física para os classificados aos cargos de agente de apoio educacional, agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Apenas para as duas últimas carreiras ainda será exigido um curso de formação.