Um novo concurso para Prefeitura de Goiânia, capital de Goiás, está autorizado. A oferta será de 303 vagas para agentes de trânsito.
A informação foi passada pelo secretário de Mobilidade do município, Horácio Mello e Cunha, na quarta-feira, 20.
Em entrevista à rádio CBN, ele informou que o prefeito Rogério Cruz já deu o aval para a seleção. As inscrições, segundo o secretário, devem ser abertas em 2022. Com os novos servidores, será dobrada a capacidade atual dos agentes.
“O prefeito já autorizou. Atualmente há um total de 300 agentes de trânsito para todas as escalas e demandas. É um contingente baixo. Esses novos agentes não serão deslocados para blitz, e sim para agentes de risco, como obras, situações que os semáforos estão apagados ou riscos de acidentes”, afirma.
A partir da autorização do concurso, o próximo passo será a formação de uma comissão de servidores para seguir com os preparativos e elaboração do edital. Depois, deverá ser realizada uma licitação para escolha da banca organizadora.
Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. Após a escolha da banca, o cronograma será elaborado e o edital publicado.
(Foto: Enio Medeiros/Aparecida de Goiânia)
De acordo com o edital do último concurso, o cargo de agente de trânsito tem os seguintes requisitos: ensino médio completo; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em qualquer categoria.
Além de comprovante de idoneidade, com apresentação de Certidões de Antecedentes Criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual e, quando for o caso, da Justiça Militar Estadual; e disponibilidade para horário flexível.
O agente municipal de trânsito é responsável por executar a fiscalização do trânsito e educação do trânsito no município de Goiânia, de acordo com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro e posteriores alterações.
Ele também realiza levantamento de acidentes de trânsito sem vítimas; auxilia na coleta de dados estatísticos, promovendo o monitoramento do tráfego de veículos e participa de estudos e operações especiais, sob a orientação e determinação do Órgão Municipal responsável pelo trânsito do município.
Último concurso para agentes de trânsito teve 100 vagas
O último concurso Goiânia GO para agente municipal de trânsito foi realizado em 2009. Foram abertas 100 vagas para o cargo. Na época, a remuneração era de R$1.994,71 para jornada de 135 horas mensais, conforme escala definida pela Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
O valor da remuneração foi composto pelo vencimento básico da categoria, adicional de incentivo a Educação do Trânsito (AIET) e adicional de periculosidade.
A seleção cobrou prova objetiva e prova de capacidade física. Primeiro, os candidatos tiveram que responder a 70 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:
- Língua Portuguesa: 13 questões;
- Matemática: 7 questões;
- Informática: 8 questões;
- Conhecimentos sobre Goiânia: 12 questões;
- Conhecimentos Específicos na área de atuação:30 questões.
Os classificados na prova objetiva foram convocados para o exame de capacidade física, em que tiveram que desempenhar os exercícios de: flexão de braços, abdominal e corrida. A metragem e o tempo exigidos foram diferentes para homens e mulheres, conforme o edital.
Os aprovados em todas as etapas ainda foram submetidos a um programa de formação inicial. Em função do tempo, é possível que os conteúdos cobrados sejam atualizados, porém já podem servir como base para os estudos.
Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos
Assim como a Prefeitura de Goiânia, outros órgãos preparam novos concursos públicos pelo país. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter os estudos em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios?
A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!















