Concurso Guarda de Manaus AM: deputado volta a cobrar edital

Com cerca de 456 agentes em exercício, deputado Cabo Maciel defende a realização do novo concurso Guarda de Manaus AM.

Autor:
Publicado em:05/10/2021 às 10:32
Atualizado em:05/10/2021 às 10:32

No último dia 28, o deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL) voltou a defender, com urgência, a realização do concurso Guarda de Manaus AM. Segundo ele, a questão da Segurança Pública passou a ser considerada um problema fundamental e o principal desafio do Estado

No caso da Guarda Civil Metropolitana de Manaus, não é diferente. Ao completar 72 anos, o órgão chega a cerca de 456 agentes em exercício, número insuficiente para garantir a segurança dos cidadãos, de acordo com o deputado.

Durante discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cabo Maciel lembrou que o edital está previsto para este ano, conforme anúncio do prefeito de Manaus, David Almeida, ainda em setembro.

Com a previsão, o deputado ressaltou que mesmo sem uma datas e número de vagas confirmado, a população pode começar a se preparar para participar do concurso.

"A Guarda Civil Metropolitana faz parte da Segurança Pública e necessita de investimento e treinamento adequado para que os agentes possam ser capazes de atender, de forma eficaz, os turistas e a população de um modo geral", disse o deputado.

Concurso Guarda de Manaus ainda em 2021

Conforme anúncio do prefeito de Manaus, até o final deste ano, o concurso para a Guarda Metropolitana será realizado. 

O cargo de guarda municipal de Manaus possui nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres) como requisitos.

"Agora, estamos nos programando para que, até o final de 2021, o concurso público desses profissionais seja lançado. Ainda não vou adiantar datas ou quantidade de vagas, mas a população pode esperar e começar a se preparar", anunciou Almeida.

O chefe do Poder Executivo Municipal salientou, ainda, que o planejamento da Prefeitura envolve a compra da folga de quase 150 policiais militares, para compor o quadro da Guarda.

No momento, a Guarda Municipal de Manaus passa por mudanças para o aperfeiçoamento da instituição, incluindo o curso de Policiamento Turístico, que está formando agentes para atuação, de maneira especializada, nos parques, praças e demais logradouros públicos da cidade.

Concurso Guarda de Manaus AM está previsto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus)
Concurso Guarda de Manaus AM está previsto
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Guarda Municipal de Manaus
  • Cargos: guarda municipal
  • Vagas: a definir
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Status: previsto para 2021

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos

 

Último concurso Guarda de Manaus tem nove anos 

O último concurso Guarda de Manaus foi realizado há nove anos, em 2012. Na época, foram oferecidas 293 vagas mais o cadastro de reserva para a carreira.

O cargo foi destinado a candidatos com nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres). O salário, na época, era de R$900 mais benefícios, além do vale-transporte.

O concurso teve a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Já os candidatos foram avaliados por meio de quatro etapas, sendo elas:

  • prova objetiva;
  • avaliação médica;
  • exame psicológico; e
  • Teste de Aptidão Física (TAF).

A primeira fase do concurso foi a prova objetiva, com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Atualidades (20). Para ser aprovado, era preciso obter seis pontos ou mais no exame.

Os habilitados foram convocados para o TAF, que contou com: 

  • Teste dinâmico de barra - quatro flexões (homem) - sem limite
  • Flexão de braços em seis apoios - 22 flexões (mulher) - 60 segundos
  • Flexão abdominal - 30 flexões (homem) e 24 flexões (mulher) - 60 segundos
  • Corrida 2.400 metros (homem) e 2 mil metros (mulher) - 12 minutos

Os aprovados foram convocados ao longo do prazo de validade do concurso, que foi de dois anos, podendo chegar a quatro com a prorrogação.