Concurso Guarda de Manaus AM ainda este ano, confirma prefeito
Após cobrança por parte do Legislativo e categoria, o prefeito David Almeida confirmou a realização do concurso Guarda de Manaus este ano.
Autor:
Publicado em:15/09/2021 às 11:28
Atualizado em:15/09/2021 às 11:28
O prefeito de Manaus, David Almeida, confirmou a realização do novo concurso Guarda de Manaus AM. Segundo ele, o edital deve ser publicado ainda este ano. A confirmação foi dada na última terça-feira, 14, durante o programa "Alô Cidade", da TV A Crítica.
O número de vagas, salários e as datas não foram revelados. O cargo de guarda municipal de Manaus possui nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres) como requisitos.
"Agora, estamos nos programando para que, até o final de 2021, o concurso público desses profissionais seja lançado. Ainda não vou adiantar datas ou quantidade de vagas, mas a população pode esperar e começar a se preparar", anunciou Almeida.
O chefe do Poder Executivo Municipal salientou, ainda, que o planejamento da Prefeitura envolve a compra da folga de quase 150 policiais militares, para compor o quadro da Guarda.
No momento, a Guarda Municipal de Manaus passa por mudanças para o aperfeiçoamento da instituição, incluindo o curso de Policiamento Turístico, que está formando agentes para atuação, de maneira especializada, nos parques, praças e demais logradouros públicos da cidade.
Os guardas vão ser capazes de atender, de forma eficaz, turistas nacionais e estrangeiros, já que o curso conta com um módulo de iniciação às línguas Inglesa, Francesa e Espanhola, bem como treinamento em qualidade do atendimento.
Legislativo cobrou concurso para a GM de Manaus
A realização do concurso Guarda de Manaus AM dá uma resposta aos deputados, que, há anos, cobram um novo edital.
Em junho deste ano, durante seu discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual, Álvaro Campelo, cobrou a seleção. Na ocasião, segundo ele, o efetivo contava com 434 servidores.
"A Guarda Municipal faz parte da Segurança Pública e precisa de investimento e treinamento adequados", defendeu o deputado estadual.
Essa não foi a primeira vez que a Prefeitura de Manaus foi cobrada por parte dos parlamentares. Em fevereiro deste ano, o vereador Capitão Carpê Andrade solicitou ao prefeito David Almeida a realização do concurso Guarda de Manaus AM.
Em seu discurso no plenário, o parlamentar ressaltou a falta de segurança na cidade, assim como a precariedade na estrutura da GM.
"Neste fim de semana, guardas municipais foram torturados, agredidos e esfaqueados por bandidos, violência permitida porque nossa guarda não é armada", disse o parlamentar nas redes sociais após o discurso na Câmara.
A reestruturação da Guarda Municipal é uma promessa de campanha firmada pelo vereador em seu mandato. Segundo ele, atualmente a corporação conta com muitos agentes acima de 60 anos.
"Ou seja, nós temos uma Guarda Municipal abandonada e já com idade avançada, então nós precisamos reoxigenar", finalizou o vereador.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Guarda Municipal de Manaus
Cargos: guarda municipal
Vagas: a definir
Requisitos: nível médio
Remuneração: a definir
Banca: a definir
Status: previsto para 2021
Último concurso Guarda de Manaus tem nove anos
O último concurso Guarda de Manaus foi realizado há nove anos, em 2012. Na época, foram oferecidas 293 vagas mais o cadastro de reservapara a carreira.
O cargo foi destinado a candidatos com nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres). O salário, na época, era de R$900 mais benefícios, além do vale-transporte.
O concurso teve a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Já os candidatos foram avaliados por meio de quatro etapas, sendo elas:
prova objetiva;
avaliação médica;
exame psicológico; e
Teste de Aptidão Física (TAF).
A primeira fase do concurso foi a prova objetiva, com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Atualidades (20). Para ser aprovado, era preciso obter seis pontos ou mais no exame.
Os habilitados foram convocados para o TAF, que contou com:
Teste dinâmico de barra - quatro flexões (homem) - sem limite
Flexão de braços em seis apoios - 22 flexões (mulher) - 60 segundos