Concurso Guarda de Porto Alegre RS é anunciado pelo prefeito
Prefeito Sebastião Melo (MDB) anuncia que realizará um novo concurso guarda de Porto Alegre, assim que PL for aprovado. Veja detalhes!
Autor:
Publicado em:11/11/2021 às 09:11
Atualizado em:11/11/2021 às 09:11
A Guarda Municipal de Porto Alegre deve ser contemplada em breve com um novo concurso público. A informação foi confirmada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB).
Em entrevista à rádio Guaíba, o chefe do município falou sobre a necessidade de mais segurança. Por isso, deseja criar um novo concurso Guarda Municipal Porto Alegre RS.
Ele ainda citou que existe um projeto de lei na Câmara que é uma de suas prioridades. Ele deve permitir uma mudança na lei de admissão dos próximos guardas municipais de Porto Alegre.
"Hoje a lei diz o seguinte: que se tu tiver 50 anos e passar num concurso, tu vai ser demitido. Eu não concordo com isso. Eu botei a mesma idade do brigadiano, ou seja, 25 anos para entrar na Guarda porque eu quero uma Guarda armada, preparada, integrada, inteligente. Então, assim que passar o projeto de lei, eu já determinei que vou abrir um concurso para a Guarda", diz o prefeito.
Na mesma entrevista, o prefeito Sebastião Melo comentou que pretende realizar reformas que devem impactar a eficiência nas operações de trânsito, deixando a fiscalização por conta da Guarda Municipal.
Último concurso Guarda de Porto Alegre RS ocorreu em 2015
A Guarda Municipal de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, não realiza concurso desde 2015. O último edital contou com oferta de dez vagas para a carreira, que tinha salário de aR$1.625.
A carreira tem jornada de trabalho de 30 horas semanais. O requisito para concorrer foi o ensino médio completo e ter CNH na categoria B.
Os candidatos foram avaliados através de três etapas de seleção:
Prova objetiva;
Prova de aptidão física;
Avaliação psicológica: habilitação para porte de arma
Na prova objetiva, os participantes tiveram que responder a 60 questões, que versaram pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (16); Matemática/Raciocínio Lógico (14) e Legislação Específica (30)
Na prova física, os candidatos tiveram que passar pelos seguintes testes:
Teste de salto em altura: 1,10m do solo para candidatos do sexo masculino e 1,0m para o sexo feminino;
Teste de apoio sobre o solo: 18 repetições corretas no tempo máximo de 2 minutos;
Teste abdominal (remador): 37 repetições corretas (sexo masculino) e 30 repetições corretas (sexo feminino) no tempo máximo de 60 segundos;
Teste de corrida de 12 minutos: 2.400m (sexo masculino) e 2.000m (sexo feminino);