Concurso Guarda de Maricá RJ: prefeitura convoca mais 21 aprovados
Prefeitura de Maricá convoca mais 21 aprovados no concurso da Guarda Municipal para entrega de documentos e exame admissional. Veja!
Autor:
Publicado em:22/07/2022 às 17:09
Atualizado em:22/07/2022 às 17:09
A Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, convocou mais 21 aprovados no concurso para Guarda Municipal, realizado em 2019. A lista de convocados está disponível no Jornal Oficial do Município.
Todos deverão comparecer no dia 17 de agosto à sede do Instituto de Seguridade Social de Maricá (localizado na Rua Amadeu Pugliese n° 28, na Mumbuca), para realizar o exame admissional. Os convocados deverão levar seus documentos pessoais e exames médicos específicos.
Um curso de formação será realizado, em data a ser divulgada em breve. As aulas terão duração de três meses e serão realizadas conforme o Regimento Interno do Curso.
“Chamamos agora mais 21 convocados, que passarão pelo curso de formação. Serão mais agentes nas ruas, com o compromisso de reforçar a segurança da cidade”, disse o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras.
O comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Medeiros, também ressaltou que os novos agentes irão reforçar a segurança nas ruas da cidade.
“A convocação de novos candidatos para integrar nossa instituição aponta para o compromisso que a atual gestão municipal tem com o bem estar social e segurança da população maricaense”.
Concurso Guarda de Maricá RJ teve oferta de 200 vagas
O concurso da Guarda de Maricá, aberto em 2019, teve oferta de 200 vagas para a carreira de guarda civil municipal.
Do total de oportunidades, 150 foram para ampla concorrência, 40 para negros (pretos ou pardos) e dez para pessoas com deficiência.
Puderam concorrer homens e mulheres com nível médio completo. Era preciso ainda ter entre 18 anos e 35 anos até o primeiro dia do período de inscrição e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B.
Os selecionados terão remuneração de R$2.449,13, composto pelo vencimento de R$1.749,38 e 40% de acréscimo de periculosidade. A jornada de trabalho será de 40 horas por semana.
Na primeira etapa, provas objetivas, os inscritos tiveram até quatro horas para responder a 50 questões sobre:
Língua Portuguesa (10 questões);
Raciocínio Lógico e Noções de Informática (10 questões); e
Conhecimentos Específicos (30 questões).
Na parte específica, as matérias foram de:
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Penal;
Noções Direito Processual Penal;
Noções de Direitos Humanos; e
Legislação Específica.
Foram eliminados os candidatos que obtiveram nota zero em qualquer uma das disciplinas e aqueles cuja pontuação foi inferior a 50%, em uma escala de avaliação que vai de zero a 100.
Também foi realizada a etapa de investigação social, em que foram considerados os antecedentes criminais e sociais dos participantes e as informações fornecidas no questionário preenchidos por eles.