Conforme previsto no edital, serão convocados para a próxima fase — composta por Exame Antropométrico e Prova de Capacidade Física — os candidatos classificados até a 1.045ª posição, considerando os empates na nota.
Dessa forma, considerando os empates, o edital de convocação divulgado pela banca chamou candidatos até a 1.052ª posição, sendo este último um concorrente da ampla concorrência.
A menor pontuação entre os classificados nessa lista foi de 69 pontos, conforme a relação retificada de aprovados publicada pelo Instituto Selecon.
Ou seja, quem obteve 69 pontos ou mais e cumpriu os critérios mínimos por disciplina (veja abaixo) foi classificado e convocado para a 2ª etapa.
Já considerando os 209 primeiros colocados, o último candidato classificado sem cotas atingiu 77 pontos.
Assim, podemos considerar 77 pontos como a nota de corte para os candidatos que, neste momento, estariam dentro do número de vagas imediatas, lembrando que essa classificação ainda pode sofrer alterações em etapas seguintes (como prova física, exame médico e investigação social).
De acordo com o cronograma divulgado pela banca, os candidatos realizaram o exame antropométrico e a prova de capacidade física no ultimo final de semama, no dias 12 e 13 de abril, sendo sábado e domingo, respectivamente.
O resultado preliminar dessa etapa está previsto para ser divulgado no 16 de abril, a partir das 17h, cabendo recurso por dois dias úteis.
Relembre os critérios de aprovação
Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato precisava cumprir os seguintes requisitos:
- alcançar pelo menos 50 pontos no total da prova; e
- obter no mínimo:
- 25 pontos em Conhecimentos Básicos de Direito (50%);
- 12 pontos em Língua Portuguesa (40%);
- 4 pontos em Informática (40%); e
- 4 pontos em Conhecimentos do Município de Niterói (40%).
Vale lembrar que os futuros aprovados ainda irão participar de um curso de formação profissional, com duração prevista de três meses e exigências de desempenho e de frequência.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Nota de corte do concurso Guarda de Niterói RJ atinge quase 70 pontos
(Foto: Divulgação)
Veja como foram as provas do concurso Guarda de Niterói RJ
As provas objetivas do concurso Guarda de Niterói RJ foram compostas por 100 questões de múltipla escolha.
No dia do exame, foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa – 30 questões;
- Conhecimentos Básicos de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto Geral das Guardas Municipais, Legislação de Trânsito e Sistema Único de Segurança Pública) – 50 questões;
- Conhecimentos Básicos de Informática – 10 questões; e
- Conhecimentos do Município de Niterói – 10 questões.
As avaliações foram aplicadas no dia 16 de março e, segundo a banca organizadora, registrou 40% de faltosos.
Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.
Concurso Guarda de Niterói RJ: veja salário e requisitos
O concurso da Guarda Civil Municipal de Niterói oferece 209 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva para futuras convocações.
Para concorrer ao cargo, é necessário possuir ensino médio completo e atender aos critérios de altura mínima, sendo de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
Inicialmente, os limites de altura exigidos eram maiores, mas o edital foi retificado para se adequar às decisões já firmadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A verificação da altura será feita no exame antropométrico, de caráter eliminatório. Candidatos que não atenderem a esse requisito, mesmo aprovados nas etapas anteriores, não poderão realizar o teste de aptidão física.
A remuneração inicial oferecida será de R$4.858,28, composta pelo salário-base, gratificação de risco de vida e gratificação por regime especial de trabalho. Os servidores também receberão o auxílios alimentação e transporte.
Além disso, haverá um adicional de formação para quem tiver graduação ou pós-graduação, e os servidores contarão com ajuda de custo para uniforme, fornecida duas vezes ao ano.
