Concurso Guarda de Porto Alegre: PL da idade máxima é aprovado

Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que fixa idade máxima do concurso Guarda de Porto Alegre em 25 anos. Edital previsto e em breve!

Autor:
Publicado em:03/12/2021 às 07:49
Atualizado em:03/12/2021 às 07:49

Boa notícia para quem deseja uma vaga no concurso Guarda de Porto Alegre RS. O PL que pode favorecer o novo edital avançou e foi aprovado na Câmara Municipal.

A informação foi confirmada oficialmente pela própria Prefeitura de Porto Alegre, em nota.

O Projeto de Lei foi aprovado por 23 votos favoráveis e oito contrários. A votação aconteceu ana última quarta-feira, 1º. A proposta já tramitava desde setembro.

De acordo com o PL, a idade máxima do guarda seria de 25 anos, a mesma do soldado da Brigada Militar. 

“A renovação da Guarda Municipal é vital para ampliarmos as ações de segurança aos porto-alegrenses. Com a mudança de idade para o ingresso na corporação, abriremos caminho para lançarmos um novo concurso. A segurança pública é tema complexo que requer investimentos e integração tecnológica”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Com a aprovação do projeto, o caminho para o novo concurso fica aberto e a publicação de um edital cada vez mais iminente. Em novembro, o prefeito falou que esperava o projeto avançar para realizar uma nova seleção.

"Então, assim que passar o projeto de lei, eu já determinei que vou abrir um concurso para a Guarda", falou o prefeito.

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, atualmente a média de idade dos 378 guardas municipais é de 52 anos, e não existe limite para ingresso

Guardas de Porto Alegre de costas
Concurso Guarda de Porto Alegre terá novo limite de idade
(Foto: Robson da Silva/Prefeitura de Porto Alegre)

Secretário também fala sobre renovação

Quem também falou sobre a possibilidade de um limite de idade em 25 anos e da renovação da Guarda Municipal de Porto Alegre foi o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda. Segundo ele, a lei trará renovação dos guardas reforçando a sensação de segurança na capital.

"O trabalho do guarda municipal é extremamente desgastante e conta com um regime de escala diuturna, de 24 horas, todos os dias do ano. Além disso, exige compleição física para suportar o peso dos equipamentos para desempenhar bem a sua função”, destaca Ikeda.

Quando sairá o edital do concurso Guarda de Porto Alegre?

O prefeito da cidade não informou uma data ou previsão, quando anunciou, afinal, ainda esperava o Projeto de Lei avançar. Entretanto, em nota, a Prefeitura de Porto Alegre informa que o "edital deve ser lançado até o primeiro semestre de 2022."

Como foi o último concurso?

A Guarda de Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, não realiza concurso desde 2015. O último teve uma oferta de dez vagas para a carreira, que tinha salário de aR$1.625. 

A carreira tem jornada de trabalho de 30 horas semanais. O requisito para concorrer foi o ensino médio completo e ter CNH na categoria B.

Os candidatos foram avaliados através de três etapas de seleção:

  • Prova objetiva;
  • Prova de aptidão física;
  • Avaliação psicológica: habilitação para porte de arma

Na prova objetiva, os participantes tiveram que responder a 60 questões, que versaram pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (16); Matemática/Raciocínio Lógico (14) e Legislação Específica (30)

Na prova física, os candidatos tiveram que passar pelos seguintes testes: 

  • Teste de salto em altura: 1,10m do solo para candidatos do sexo masculino e 1,0m para o sexo feminino;
  • Teste de apoio sobre o solo: 18 repetições corretas no tempo máximo de 2 minutos;
  • Teste abdominal (remador): 37 repetições corretas (sexo masculino) e 30 repetições corretas (sexo feminino) no tempo máximo de 60 segundos;
  • Teste de corrida de 12 minutos: 2.400m (sexo masculino) e 2.000m (sexo feminino);