Concurso Guarda de Porto Alegre RS: organizadora é definida

O novo concurso para a Guarda de Porto Alegre RS 2022 passa a ganhar força e poderá ter edital em breve. A banca organizadora está definida!

Autor:
Publicado em:24/06/2022 às 13:33
Atualizado em:24/06/2022 às 13:33

Novidades importantes no concurso da Guarda de Porto Alegre RS. A banca organizadora que ficará responsável pela nova seleção foi definida e será a Fundação La Salle.

O extrato do contrato que confirma a instituição como banca foi publicado no Diário Oficial do município, confirmando que a vigência será de 24 meses, ou seja, dois anos.

A escolha pela La Salle se deu por meio de dispensa de licitação.

O documento não traz detalhes a respeito do quantitativo de vagas que será ofertado. Mais informações devem ser divulgadas em breve. 

A expectativa do prefeito Sebastião Melo era que o "edital fosse ser lançado até o primeiro semestre de 2022.No entanto, é possível que este prazo atrase com pouco tempo restando para encerrar o mês de junho.

Guardas de Porto Alegre RS
Concurso da Guarda de Porto Alegre RS será feito pela La Salle
(Foto: Divulgação)

As novidades do concurso da Guarda de Porto Alegre RS ficaram paradas por meses, muito por conta da tramitação do Projeto de Lei (PL) que tratava da idade máxima.

Concurso da Guarda de Porto Alegre é confirmado pelo prefeito

Em novembro de 2021, o concurso da Guarda de Porto Alegre RS foi anunciado oficialmente pelo prefeito da cidade. O chefe do município falou sobre a necessidade de mais segurança e sobre o desejo de realizar novas contratações.

Na época, ele disse que projeto de lei que tramitava na Câmara seria uma de suas prioridades. 

"Hoje a lei diz o seguinte: que se tu tiver 50 anos e passar num concurso, tu vai ser demitido. Eu não concordo com isso. Eu botei a mesma idade do brigadiano, ou seja, 25 anos para entrar na Guarda porque eu quero uma Guarda armada, preparada, integrada, inteligente. Então, assim que passar o projeto de lei, eu já determinei que vou abrir um concurso para a Guarda", diz o prefeito.

 

Em dezembro, o PL foi aprovado. A informação foi confirmada pela própria Prefeitura de Porto Alegre, em nota.

Segundo o projeto, a idade máxima do guarda seria de 25 anos, a mesma do soldado da Brigada Militar. 

“A renovação da Guarda Municipal é vital para ampliarmos as ações de segurança aos porto-alegrenses. Com a mudança de idade para o ingresso na corporação, abriremos caminho para lançarmos um novo concurso. A segurança pública é tema complexo que requer investimentos e integração tecnológica”, disse o prefeito Sebastião Melo.

A Prefeitura de Porto Alegre informou que, atualmente, a média de idade dos 378 guardas municipais é de 52 anos, e não existe limite para ingresso

Veja como foi o último concurso Guarda de Porto Alegre RS

A Guarda de Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, não realiza concurso desde 2015. O último teve uma oferta de dez vagas para a carreira, que tinha salário de aR$1.625. 

A carreira tem jornada de trabalho de 30 horas semanais. O requisito para concorrer foi o ensino médio completo e ter CNH na categoria B.

Os candidatos foram avaliados através de três etapas de seleção:

  • Prova objetiva;
  • Prova de aptidão física;
  • Avaliação psicológica: habilitação para porte de arma

Na prova objetiva, os participantes tiveram que responder a 60 questões, que versaram pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (16); Matemática/Raciocínio Lógico (14) e Legislação Específica (30)

Na prova física, os candidatos tiveram que passar pelos seguintes testes: 

  • Teste de salto em altura: 1,10m do solo para candidatos do sexo masculino e 1,0m para o sexo feminino;
  • Teste de apoio sobre o solo: 18 repetições corretas no tempo máximo de 2 minutos;
  • Teste abdominal (remador): 37 repetições corretas (sexo masculino) e 30 repetições corretas (sexo feminino) no tempo máximo de 60 segundos;
  • Teste de corrida de 12 minutos: 2.400m (sexo masculino) e 2.000m (sexo feminino);