Concurso Iases terá edital até outubro; 400 vagas de socioeducativos
Edital do concurso Iases com 400 vagas para agentes socioeducativos será publicado até outubro. Carreira exige apenas o nível médio!
Autor:
Publicado em:18/08/2022 às 11:36
Atualizado em:18/08/2022 às 11:36
O edital do novo concurso para o Iases (Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo) está previsto para ser publicado em até 60 dias. Ou seja, até meados de outubro.
Na quarta-feira, 17, foi divulgada no Diário Oficial a dispensa de licitação para que o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) seja o organizador do concurso para agentes socioeducativos.
Ele ficará responsável por receber as inscrições em seu site, além de viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
O próximo passo será a formalização do contrato para prestação dos serviços do IDCAP. Com isso, as partes poderão se reunir para finalizar os detalhes do concurso, como o cronograma, para a publicação do edital.
A oferta do concurso Iases será de 400 vagas para agentes socioeducativos. A carreira tem como requisito o ensino médio completo.
Os salários atualizados dos agentes são de R$3.167,04, acrescido de auxílio-alimentação de R$300. Os aprovados atuarão na sede do Instituto de Atendimento Socioeducativo, assim como em suas unidades, a depender da necessidade do órgão.
O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo é uma autarquia de personalidade jurídica de direito público interno, com autonomia administrativa e financeira. Está vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e é mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo.
O Iases é o órgão responsável por fazer a gestão e execução das medidas socioeducativas ao adolescente que se encontra em conflito com a Lei no Estado. Isso ocorre por meio dos programas de atendimento, em modo meio fechado, semiliberdade e meio aberto.
MPC recomenda novo concursos Iases para efetivos
O Ministério Público de Contas do Espírito Santo emitiu, em 2019, um parecer para recomendar um novo concurso Iases. O órgão expôs o excesso de profissionais temporários no instituto.
"Nos últimos cinco anos (2014 a 2019) a proporção entre servidores temporários e efetivos passou de 2,45 (912/371) para 4,29 (1.343/313), representando um aumento de 75,10%", destacou o órgão ministerial.
Segundo o MPC, o Governo do Estado não se esforçou para reduzir o número de contratações temporárias. "Muito pelo contrário, ampliou em 47,26% o quantitativo de vínculos temporários, deixando de realizar concurso público na autarquia", concluiu o MPC.
O Iases não tem novos concursos para efetivos há 12 anos. Durante esse período, o instituto realizou diversos processos seletivos para admissão de temporários. Em julho de 2021, por exemplo, foram abertas oportunidades para agentes socioeducativos (homens e mulheres).
A seleção visou a formação de cadastro de reserva nas unidades socioeducativas localizadas nas regiões Metropolitana (Grande Vitória), Norte e Sul do Espírito Santo.
Os aprovados poderiam ser lotados em quaisquer setores e unidades de atendimento, dentro da regional para a qual se inscreveu.