Concurso IBGE aguarda autorização para oficializar banca

Instituto espera autorização do Ministério da Gestão e da Inovação para avançar com os preparativos do concurso IBGE, com 9,5 mil vagas. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:28/07/2025 às 10:48
Atualizado em:28/07/2025 às 11:05

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística prepara um novo concurso IBGE, com 9.580 vagas temporárias. No entanto, a contratação da banca organizadora e a divulgação dos editais ainda dependem da liberação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).


Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o IBGE disse que aguarda a publicação da portaria do MGI com a autorização para o processo seletivo.


Em junho, a Fundação Getulio Vargas (FGV) teve proposta aceita e foi a banca habilitada para organizar o concurso. Porém, de acordo com o IBGE, a contratação só poderá ser formalizada após o aval do Ministério da Gestão e da Inovação.

"Depois que for autorizada a realização do PSS (processo seletivo simplificado), o IBGE deve formalizar o contrato com a organizadora".

Ainda segundo o instituto, a data dos editais só poderá ser definida depois da assinatura do contrato com a organizadora.

IBGE depende de aval do MGI para avançar com concurso

(Foto: GOV BR)


No total, dez instituições participaram do processo de escolha da banca. A FGV foi a terceira banca a ter sua proposta avaliada.


Antes dela, as empresas Evolução Consultoria LTDA e J Brasil Soluções e Ensino LTDA já haviam sido desclassificadas do processo.


Depois da contratação, a FGV ficará responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as provas.


ATENÇÃO: editorialmente, Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.

Concurso IBGE terá 9.580 vagas de nível médio

O concurso IBGE para temporários terá 9.580 vagas distribuídas da seguinte forma, para cargos de nível médio:

  • agente de pesquisas e mapeamento: 8.480 vagas; e
  • supervisor de coleta e qualidade: 1.100 vagas.

A estimativa é que seja publicado um edital por cargo.


O destaque do concurso é a ampla distribuição das oportunidades temporárias por todo país.


De acordo com o Estudo Técnico Preliminar (ETP) da seleção, as vagas serão distribuídas por 530 municípios. Os nomes das cidades, no entanto, ainda não foram divulgados.


O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!

Candidatos serão avaliados por provas objetivas

Os candidatos do IBGE serão avaliados por provas objetivas, a serem aplicadas nos municípios onde houver oferta de vagas.


A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório e duração de quatro horas. Serão cobradas 60 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas (A, B, C, D e E), das quais apenas uma estará correta.


Até o momento, o conteúdo programático não foi revelado.


A previsão do instituto é que os profissionais aprovados sejam contratados em novembro deste ano. Porém, a demora na autorização oficial do concurso pode atrasar o cronograma previsto.


Diversos concursos estão previstos para o 2º semestre de 2025. Confira o TOP 10 em um material gratuito para você se manter informado!

Após CNU, IBGE recebe aprovados para vagas efetivas

O IBGE participou da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024, oferecendo 895 vagas em cargos efetivos de níveis médio e superior.


Em maio, foi iniciada a convocação dos aprovados para os quatro cargos contemplados no concurso.


Os novos servidores do IBGE começaram a trabalhar neste mês de julho.


Logo após o Ministério da Gestão e Inovação divulgar a portaria que autorizou o provimento das mais de 890 vagas, o presidente Marcio Pochmann comemorou a chegada dos novos servidores:

“O IBGE recebe com muita alegria e entusiasmo o provimento de ingresso dos novos colegas, resultado do maior concurso público realizado pela instituição nos últimos 89 anos. Com o acréscimo de quase 1/3 no corpo de servidores permanentes, o IBGE reforça a sua capacidade de seguir melhor, cumprindo sua missão institucional”, disse Pochmann.

*Colaborou com este conteúdo a jornalista Juliana Góes.

Clique e saiba mais

Carregando...