Concurso INSS: sai resultado final das provas de Guarulhos SP
Candidatos inscritos na Gerência Executiva (GEX) de Guarulhos, São Paulo, podem consultar os resultados provas do concurso INSS 2022.
Autor:
Publicado em:28/12/2022 às 07:48
Atualizado em:28/12/2022 às 07:48
Os candidatos do concurso INSS, que realizaram as provas no dia 11 de dezembro para a Gerência Executiva (GEX) de Guarulhos, em São Paulo, já podem conferir o resultado final das avaliações.
A publicação foi feita nesta quarta-feira, 28, no Diário Oficial da União (DOU). Conforme o documento, além do resultado final, também estão disponíveis para consulta a convocação para a avaliação biopsicossocial e o chamamento para o procedimento de heteroidentificação.
Ainda segundo o documento, as justificativas de alteração/anulação de gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estarão à disposição dos candidatos a partir do dia 6 de janeiro, no site da banca.
Já o edital do resultado provisório da avaliação biopsicossocial e do procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros serão publicados no dia 18 de janeiro.
Realizada no último dia 11, a prova objetiva contou com120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, foram cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
Raciocínio Lógico; e
Noções de Informática.
Para ser aprovado, era preciso ter alcançado nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
Guarulhos SP teve problemas na aplicação das provas
As provas do concurso INSS, que seriam realizadas no dia 27 de novembro na Universidade de Guarulhos (UnG), em São Paulo, foram remarcadas após problemas na unidade inviabilizarem a aplicação do exame.
A partir das 14h do dia 27, horário marcado para o início das provas, candidatos começaram a relatar problemas na UnG. A numeração das salas havia sido alterada, enquanto outros concorrentes não conseguiam achar o local dentro da unidade.
Com o início das provas em todo país, os candidatos da UnG foram alocados no auditório da unidade, onde a organização pediu para que todos aguardassem por orientações.
Em seguida, os concorrentes começaram a ser redirecionados para as suas salas.
"Estamos aguardando no auditório, o responsável começou a direcionar os alunos às respectivas salas. As provas iniciarão com 1h de atraso, segundo orientações e o tempo de prova será compensado", disse um candidato à Folha Dirigida, pouco antes das 15h.
Apesar da orientação, muitos candidatos continuaram sem salas e cadeiras, enquanto outros esperavam o início das provas. Perto das 16h, as avaliações ainda não haviam iniciado.
"O problema é que houve uma mudança de salas/listas de presença sem prévio aviso e muitas pessoas estão sem sala. Fui informada pelo fiscal de sala que vai haver um atraso para aplicação da prova, mas sem justificativa e previsão para aplicação", disse uma candidata.
"Prova INSS pela Cebraspe ainda não começou na UnG em Guarulhos. Há relatos que a prova ainda não está no local. Candidatos revoltados. Agora, são 15h45 e a previsão de início era 14h10", disse outro candidato.
Pouco após as 16h, a Polícia Miliar foi chamada ao local. Candidatos começaram a registrar a saída daqueles que cansaram de esperar. Próximo ao que seria o término do horário de aplicação (17h30), coordenadores anunciaram o cancelamento dos exames na unidade.
"O chefe da sala disse que o Cebraspe entrou em contato informando que as provas foram adiadas. Quem precisar de declaração de horas de comparecimento deverá solicitar no site da banca", disse Pablo Henrique Cardoso Silva, que estava na UnG, à Folha Dirigida.
Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.
Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no site do Cebraspe .
Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.