Concurso INSS: veja como foram as provas deste domingo, 27

Com início marcado para as 14h deste domingo, 27, provas do concurso INSS foram aplicadas para mais de 1 milhão de candidatos; confira!

Autor:
Publicado em:27/11/2022 às 12:31
Atualizado em:27/11/2022 às 12:31

Neste domingo, 27, foram aplicadas as provas do concurso INSS. Ao todo, mais de 1 milhão de candidatos foram convocados para esta que foi a primeira fase da seleção do Instituto Nacional do Seguro Social.

Folha Dirigida acompanhou, em tempo real, a realização das provas, recebendo relatos nas redes sociais e entrevistando candidatos em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. 

Com início às 14h, os candidatos tiveram três horas e meia para a realização das provas, que foram finalizadas às 17h30.

O exame contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
  • Raciocínio Lógico; e
  • Noções de Informática.

Na Universidade de Guarulhos (UnG), em São Paulo, as provas não foram aplicadas, sendo anunciado o seu cancelamento poucos minutos após as 17h. 

Cebraspe mantém provas em demais localidades

Nas demais localidades do país a prova está mantida e seguirá normalmente. É o que afirma o comunicado do Cebraspe divulgado na noite deste domingo, 27. Confira:
 

"O Cebraspe comunica que o concurso público do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso, neste domingo (27/11), em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS.

Comunica, ainda, que esse foi um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, e que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi suspensa e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada por meio de edital específico em breve.

Comunica, por fim, que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos".

COBERTURA DAS PROVAS DO CONCURSO INSS 2022

17h30 – Provas finalizadas em todo país. Com exceção da UnG em Guarulhos SP, exames ocorreram normalmente nas demais regiões. Comunicado será publicado em breve pelo Cebraspe.

17h14  – OFICIAL! Prova é cancelada na UnG e nota será publicada pela banca.
"Uma nota oficial do próprio Cebraspe será lançada. Hoje, não vai acontecer mais a prova", diz coordenador presente na UnG.

16h43 – Candidatos relatam que provas estão canceladas na UnG, em Guarulhos SP. Folha Dirigida tenta contato com a organização. 

16h30 – Nas redes sociais, candidatos que realizaram as provas se dividem entre "difícil" e "muito fácil".

"Quem estudou para esse concurso do INSS se deu muito bem, porque tava tão fácil", diz um candidato.

"Prova do INSS não achei muito difícil não, agora é aguardar novidades para 2023", comenta outro concorrente.

"A prova do inss tava linda", diz candidata.
"Pouco cansativa essa prova do INSS, misericórdia", diz outra candidata.
"Das 120 questões do INSS, eu chutei umas 120", relata outro participante.
"Eu assim abrindo a prova do INSS e vendo que praticamente nada do que eu estudei caiu na prova", comenta outro.

16h15 – Polícia Miliar é chamada e chega à UnG, em Guarulhos SP.

"Um dos responsáveis falou que se a gente quisesse, aplicaria assim que chegassem as provas", candidata fala sobre posicionamento da organização no local.

"Estou aqui tbm e até agora nenhuma posição, não sabemos o que fazer", diz outra candidata.

"Pediram para esperar somente", relata outra concorrente.

16h05 – Pouco mais de duas horas após o horário marcado para os exames, candidatos que estão na UnG em Guarulhos SP afirmam que ainda não receberam as provas. Alguns dizem que os exames não chegaram às unidades, enquanto outros afirmam que não há salas para todos. Registros que circulam nas redes mostram concorrentes deixando o local sem realizar as provas, enquanto outros lotam o auditório em busca de esclarecimentos. Há recomendação interna para a realização de Boletins de Ocorrência (B.O).

15h48 – Na UNG, em Guarulhos SP, provas ainda não começaram. Candidato fala à Folha Dirigida sobre a situação.

"Prova INSS pela Cebraspe ainda não começou na UnG em Guarulhos. Há relatos que a prova ainda não está no local. Candidatos revoltados. Agora, são 15h45 e a previsão de início era 14h10", diz candidato.

15h45 – "Chutes e mais chutes". Não é Copa do Mundo, mas candidatos começam a relatar como foram nas provas do concurso INSS.

"Meu deus a prova do INSS foi um terror", diz candidato.

"Nem a seleção da Espanha naquele 7x0 contra a Costa Rica chutou tanto quanto eu chutei hoje no concurso do INSS. Terminei a prova de 120 questões em 1h", publica no Twitter outra concorrente.

15h40 – Mesmo com provas ainda não iniciadas na UnG, candidatos de outras regiões começam a deixar seus locais. 

15h38 – Candidata relata à Folha Dirigida que ainda não há previsão, por parte da organização, para o início das provas na UnG em Guarulhos SP.

"O problema é que houve uma mudança de salas/listas de presença sem prévio aviso e muitas pessoas estão sem sala, parece que aconteceu em vários estados e até organizar todos a prova não pode começar. Fui informada pelo fiscal de sala que vai haver um atraso para aplicação da prova, mas sem justificativa e previsão para aplicação", diz.

15h25 – Na UnG em Guarulhos, São Paulo, candidatos ainda não conseguiram iniciar as provas. Folha Dirigida tenta contato com a organização.

15h12 – Em Guarulhos, São Paulo, candidatos que estão na UnG seguem relatando atraso para o início das provas. Alguns seguem sem salas, enquanto outros não têm cadeiras. 

15h – Passado o prazo de permanência mínima, candidatos podem deixar local de prova. Na UnG em Guarulhos SP, candidatos relatam que organização anunciou o início das provas com um hora de atraso.

14h17 – Candidatos da UnG de Guarulhos SP compartilham no Twitter desorganização e falta de sala de provas. Inscritos relatam que às 14h17 estão dentro do prédio ainda aguardando orientação sem conseguir começar os exames.

14h10 – Portões fechados às 14h10, na Estácio Nova Iguaçu, onde a reportagem está presente. 

Portões fechados na Estácio de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro (Foto: Mateus Carvalho)
Portões fechados na Estácio de Nova Iguaçu,
no Rio de Janeiro (Foto: Mateus Carvalho)

14h05 – Apesar do fechamento dos portões marcado para 14h, alguns locais seguem com portas abertas e candidatos relatam desorganização para encontrar as salas.

14h – Portões fechados, começam as provas do concurso INSS.

13h57 – Próximo ao fechamento dos portões, relatos de desorganização em alguns locais, com falta de fiscais e candidatos perdidos nos corredores.

"Vim prestar o concurso do INSS na universidade de Guarulhos, fiquei 30 minutos procurando sala, sobe e desce escada ninguém sabe dar orientação, prédio com pouca estrutura parar aguentar a quantidade de gente, riscaram o número das salas, não sei onde isso facilita, mas um total descaso", diz uma candidata nas redes.

"Está uma desorganização inacreditável na faculdade Anhanguera. Poucas pessoas para darem informações, candidatos perdidos nos corredores. Um caos", relata outro candidato.

13h55 – Apesar da venda de máscaras nos locais, a organização confirma que o uso é opcional.

13h52 – Contagem regressiva para o fechameto dos portões. Provas começam às 14h (horário oficial de Brasília/DF).

13h35 – IMPORTANTE! O candidato deve comparecer ao local de prova munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original (com foto). Recipientes ou embalagens em material transparente.

13h27 – old but gold! Nos locais de prova, muitos candidatos têm mais de 40 anos, mostrando uma tendência diferente de outras seleções, como a do Banco do Brasil, que a média era de 25 anos.

13h20 – Faltando 40 minutos para o início das provas, muitos candidatos seguem relatando filas nos locais.

13h16 – Com portões abertos, muitos candidatos reclamam dos locais de prova escolhidos pelo Cebraspe, seja pela distância ou pela estrutura.

13h – Relatos que a organização começa a dividir os candidatos em grupos para a entrada nos locais de prova. A indicação consta no site da banca, no acesso ao candidato.

"Na cabeça do Cebraspe ia dar muito certo dividir uma galera por grupos pra entrar na prova do INSS", diz uma candidata.

"Aqui em Duque de Caxias, o Cebraspe  pede para chegarmos uma hora antes da prova, para entrarmos em grupos distintos. Aí tu chega sob um sol absurdo e os portões estão fechados", relata outro candidato.

Reprodução Twitter

12h49 – Filas nos locais de prova começam a ser registradas em diversos pontos do país.

12h45 Estudos em dia? Candidatos relatam que não se sentem preparados para as provas.

"Só quem passa nessa prova do INSS é quem se matou de estudar, considerando as pouquíssimas vagas. Mas enfim, vamo lá tentar, ganhar experiência pelo menos. Boa prova, galera!", diz uma candidata.

"Não entendo esse povo que vem cheio de materiais e apostila pra fazer a prova do inss, se eu tinha alguma coisa pra aprender foi até ontem", diz outra concorrente.

12h36  Candidatos já começam a chegar aos locais de prova. Nas redes, muitos comentam que esqueceram de imprimir o comprovante de inscrição, lembrando que o comprovante de pagamento da taxa também será aceito. 

Provas do concurso INSS acontecem no domingo, 27 (Foto: Victor Soares)
Provas do concurso INSS acontecem no domingo, 27
(Foto: Victor Soares)

Folha Dirigida traz correção de prova ao vivo

Para ajudar os candidatos, Folha Dirigida transmite, ao vivo, a correção da prova pelo time de professores do QConcursos.

Os concorrentes poderão acompanhar, no canal do YouTube, a partir das 18h. Confira aqui!

Para ser aprovado na prova, que conta com o modelo "certo" ou "errado", será preciso obter nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.

De acordo com o edital, serão convocados para o curso de formação os classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).

Os habilitados realizarão o curso de formação nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Para ser aprovado nesta última etapa, será preciso alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas, que compõem essa etapa.

Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
  • Cargos: técnico do seguro social
  • Vagas: mil + CR
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: até R$5.905,79
  • Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (prorrogadas)
  • Provas: 27 de novembro

Concurso INSS oferece mil vagas de nível médio

concurso INSS conta com mais de 1 milhão de inscritos. Conforme dados da banca organizadora, foram registradas 1.023.494 inscrições.

Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.

Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no site do Cebraspe.

Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.