Concurso Instituto Benjamin Constant já tem banca contratada

Banca do concurso Instituto Benjamin Constant é contratada e edital com 15 vagas pode ser publicado. Veja cargos e requisitos!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:26/05/2025 às 12:58
Atualizado em:26/05/2025 às 13:08

O Instituto AOCP foi contratado como o organizador do novo concurso Instituto Benjamin Constant. O contrato foi assinado na última sexta-feira, 23, e incluído no Portal Nacional de Contratações Públicas nesta segunda, 26.


Com a contratação, o Instituto AOCP e o Instituto Benjamin Constant devem finalizar o cronograma do concurso. O edital pode ser divulgado já nos próximos dias.


Conforme a portaria de que autoriza o concurso, o edital deve ser publicado até o fim deste primeiro semestre, ou seja, até junho — respeitando o prazo limite de seis meses.


Ainda segunda a portaria, as provas deverão ser realizadas em um prazo mínimo de dois meses após a publicação do edital.


Como banca, o Instituto AOCP será o responsável por receber as inscrições do concurso, além de aplicar as provas aos candidatos.

Contrato com banca é incluído no Portal Nacional de Contratações Públicas

(Foto: Reprodução)


Segundo a proposta do Instituto AOCP, ao qual o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso, há a possibilidade do edital ser divulgado até o dia 10 de junho.


Conforme o cronograma da organizadora, todo o concurso deverá ser finalizado até 20 de dezembro, com a realização da prova objetiva e das demais etapas nesse período.


Vem aí o novo Qconcursos, com grandes novidades que vão mudar o seu jeito de estudar. Clique aqui e saiba mais!

Concurso Benjamin Constant terá vagas de níveis médio e superior

A realização do concurso para o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, foi autorizada no dia 18 de dezembro de 2024, pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI),


A oferta será de 15 vagas imediatas, distribuídas pelos seguintes cargos de níveis médio/técnico e superior.

Nível médio/técnico

  • técnico de Tecnologia da Informação (TI): 1 vaga.

Nível superior

  • professor do ensino básico, técnico e tecnológico: 13 vagas; e
  • analista de Tecnologia da Informação: 1 vaga.

Estrutura do concurso Benjamin Constant está definida

De acordo com o termo de referência do concurso (documento utilizado para a escolha da banca), os candidatos serão submetidos às seguintes etapas:

  • provas de Conhecimentos Gerais e Específicos (todos os cargos);
  • desempenho didático (somente para professor); e
  • análise de títulos (somente para professor).

As provas objetivas serão realizadas apenas na cidade do Rio de Janeiro RJ.


Serão cobradas 50 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa e Legislação) e 20 de Conhecimentos Específicos.


Todas as questões terão peso 2, totalizando 100 pontos. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 60 pontos.

Prova de desempenho didático e de títulos

Por sua vez, as provas de desempenho didático e de títulos serão aplicadas somente aos inscritos no cargo de professor.


A prova de desempenho didático terá caráter eliminatório e classificatório e também será aplicada na cidade do Rio de Janeiro RJ.


A avaliação será feita por uma banca composta por, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes.


O objetivo dessa etapa é avaliar o participante quanto ao domínio e a adequação da abordagem metodológica, consistindo na simulação de uma aula, com duração mínima de 20, e, no máximo, de 30 minutos.


Para ser considerado aprovado, o concorrente deverá obter uma nota igual ou superior a 60 pontos de um total de 100.


Já a etapa de títulos, por sua vez, será de caráter classificatório e até 100 pontos.


O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Último concurso Benjamin Constant completa 11 anos

Localizado no Rio de Janeiro, o Instituto Benjamin Constant não abre novo concurso público para efetivos desde 2014. Na época, a oferta foi de 20 vagas para cargos de níveis fundamental e superior.


Também organizado pelo Instituto AOCP, o concurso anterior disponibilizou:

  • dez vagas de nível fundamental, nos cargos de administrador de edifícios, auxiliar de biblioteca e auxiliar de assuntos educacionais; e
  • dez vagas de nível superior, para professores do ensino básico, técnico e tecnológico nas áreas de Deficiência Múltipla, Surdocegueira, Informática Educativa e Artes Cênicas.

Os aprovados contaram com remunerações compatíveis com os respectivos cargos, além do auxílio-transporte e benefícios como assistências pré-escolar, médica e odontológica per capita.

Clique e saiba mais

Carregando...