Novo concurso Ipea deve receber aval este ano

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada está entre as instituições federais que terão concursos autorizados ainda este ano. Confira!

Autor:
Publicado em:14/04/2023 às 15:04
Atualizado em:14/04/2023 às 15:04

Um novo concurso Ipea deve receber autorização em breve. Pelo menos é o que diz ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

A informação foi divulgada durante aula magna no câmpus de Araraquara da Unifesp e noticiada pela CNN nesta quinta-feira, 13.

De acordo com Tebet, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada está entre as instituições federais que terão concursos autorizados ainda este ano.

Os cargos e o quantitativo de vagas que serão ofertadas na próxima seleção ainda não foram revelados. Segundo a ministra, os detalhes serão divulgados pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Sem realizar concurso desde 2008, o órgão entra na lista das instituições que poderão ter concursos autorizados em 2023. A última seleção ofereceu vagas para analista de sistemas e de técnico de desenvolvimento e administração.

concurso ipea deve ser autorizado em breve
Concurso Ipea deve receber autorização ainda este ano
(Foto:Foursquare) 

Além do Ipea, outras seleções devem receber aval em 2023, conforme disse segundo Simone. “Vai ter concurso para o IBGE, concurso para o Ipea, concurso para auditores, concurso para a Receita”,

Concursos serão autorizados em blocos

A intenção do governo é dar aval em bloco para a realização dos concursos federais. A afirmação é da própria ministra Simone Tebet, que não conseguiu precisar quais seleções receberiam autorização primeiro.

No entanto, revelou já existir uma lista com os nomes dos órgãos que receberão aval para novos concursos nos próximos meses.  “Não sei quem fica na primeira leva ou na segunda leva, mas já tem uma lista ali".

De acordo com Simone Tebet, a pauta da retomada dos concursos federais está em estágio avançado e deve ter celeridade este ano. Mas não há nenhum prazo oficial definido para a publicação das autorizações.

A ministra Esther Dweck, chefe da pasta responsável pela análise e autorização dos concursos federais, disse nesta semana que tem trabalhado para autorizar novas seleções nos próximos dias. A informação foi passada em  resposta a um internauta no Twitter  

"Estamos trabalhando no Ministério da Gestão (MGI) esta semana para ter mais novidades para vocês", disse a ministra. 

Concursos federais já começam a receber autorizações

Na pauta sobre a retomada das seleções federais podemos dizer que os processos já foram inicializados. Isso porque, o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) recebeu aval para abrir um novo concurso.

O aval é para o preenchimento de 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador. Os cargos exigem o nível superior.

Ainda não há confirmações sobre quais áreas serão contempladas nos concursos, mas a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, adiantou que os órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados.

“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, enfatizou.