O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada encaminhou ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) uma nota técnica que solicita autorização para novo concurso Ipea, podendo ter editais em 2023 e 2024, com até 308 vagas.
A solicitação principal do Ipea visa o provimento de 200 vagas na carreira de técnico de planejamento e pesquisa, sendo 100 imediatas e 100 para cadastro de reserva. Este pedido é para abertura de edital em 2024, visando o impacto orçamentário de 2025.
Entretanto, o Ipea ressalta que há um processo em aberto que solicita autorização para abertura de edital de concurso em 2023 para 208 vagas em caráter emergencial. Este pedido, provavelmente, é o que foi solicitado no ano anterior e está no radar para ser autorizado.
Para quem não lembra, na primeira quinzena de abril a ministra do Planejamento, Simone Tebet, falou sobre as instituições federais que terão concurso autorizado este ano e citou o concurso para o Ipea. A informação foi dada durante aula magna no câmpus de Araraquara da Unifesp e noticiada pela CNN.
Veja detalhes da nota técnica do pedido Ipea:
Na nota, o Ipea justifica o pedido feito com base na sua defasagem de pessoal. Segundo o órgão, em 1984 chegou a ter 1204 servidores ativos - número este que foi só dispensando com o passar dos anos, sem concurso e contratação de efetivos.
Atualmente, o instituto revela que conta com 386 servidores ativos, sendo 315 técnicos de planejamento e pesquisa.
Último concurso Ipea aconteceu em 2008
Segundo dados do próprio Ipea, o último concurso aconteceu em 2008, ou seja, já tem praticamente 15 anos que o órgão não contrata servidores efetivos para repor o seu quadro de pessoal.
A seleção foi organizada pelo Cebraspe (ainda como Cespe/UnB), com oferta de vagas imediatas e cadastro de reserva para cargos de analista de sistemas e de técnico de desenvolvimento e administração, que foram avaliados pelas seguintes etapas: