Concurso Iprem SP forma comissão para novo edital com 30 vagas
Foi formada a comissão que ficará responsável pelo novo concurso Iprem SP, que tem autorização para o provimento de 30 vagas. Veja!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:28/02/2024 às 12:24
Atualizado em:28/02/2024 às 14:24
Autorizado para o provimento de 30 vagas, o concurso Iprem SPdeu um importante passo rumo ao lançamento do edital.
Isso se deve à formação da comissão, que ficará responsável pelos trâmites administrativos do novo concurso do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo.
Divulgado no Diário Municipal desta quarta, 28, o grupo é formado pelos seguintes servidores:
I. Zilda Aparecida Petrucci;
II. Marcelo Pierantozzi Gonçalves;
III. Rosely Sumie Taruma;
IV. Cristiane Moreira Bizerra;
V. Teresa Cristina Finotto Visani; e
VI. Helio Mitsuru Iha.
Após a definição da comissão, o concurso Iprem SP dará início ao processo de escolha da banca. O projeto básico será elaborado e, posteriormente, encaminhado às instituições interessadas para que enviem suas propostas de preço.
O novo edital para o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo foi autorizado para o provimento de 30 vagas, no cargo de analista de previdência, cuja exigência é o nível superior.
Para ingressar na carreira será preciso possuir graduaçãoem Administração, Ciências Jurídicas, Estatística, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis ou Economia, além de registro no órgão competente.
Conforme indicado na lei que cria a carreira, o aprovado ficará responsável por diversas atividades, como:
instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS zelando pela manutenção e atualização do banco de dados e do cadastro previdenciários;
propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de normas complementares.
entre outros.
A remuneração inicial do aprovado no concurso Iprem SP será de R$9.450,94. O salário final da carreira poderá chegar a R$18.021,49.
Organizado pela Vunesp, o último concurso do Iprem SP foi destinado ao provimento de 83 vagas, sendo 73 para a especialidade de Ciências Contábeis e dez para Ciências Econômicas.
O concurso foi composto por provas objetivas, discursivas e de títulos.
A prova objetiva abordou as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Administração Pública, Realidades Municipais e Conhecimentos Específicos.
Já a prova discursiva, por sua vez, consistiu em uma redação, um estudo de caso e uma questão sobre Conhecimentos Específicos.
Os classificados puderam aumentar sua pontuação na prova de títulos, na qual diplomas de pós-graduação e experiências profissionais foram computados.
O novo concurso Iprem SP pode exigir a conhecimentos sobre Direito Previdenciário. Confira abaixo uma aula dessa disciplina: