Concurso ITA 2023 publica edital com 150 vagas de nível médio
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica publicou as instruções normativas do edital do concurso ITA com 150 vagas de nível médio.
Autor:
Publicado em:01/06/2022 às 13:48
Atualizado em:01/06/2022 às 13:48
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica publicou as instruções normativas do edital do concurso ITA 2023. O documento com as regras da seleção consta no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 1° de junho. Ao todo, são oferecidas 150 vagas.
Do total da oferta, 36 oportunidades são para o quadro da ativa da Força Aérea, para aqueles que desejam seguir na carreira militar, sendo 29 destinadas à ampla concorrência e 7 para autodeclarados negros.
Já as outras 114 são para o quadro da reserva, em que o candidato não trabalhará na organização militar. Nesta caso são 91 para ampla concorrência e 23 para negros.
Para concorrer, é necessário ter nível médiocompleto ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.
Podem participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.
De acordo com o edital, o Comaer dá aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do DCTA é facultativa.
Resumo concurso ITA 2023
Órgão: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
Vagas: 150
Requisitos: brasileiro nato, ensino médio completo e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso
Inscrições: 1º de junho a 15 de julho
Taxa: R$195
Prova objetiva: 16 de outubro
Provas discursivas: 8 e 9 de novembro
Concurso ITA receberá inscrições até julho
As inscrições para o vestibular do ITA 2023 serão aceitas a partir deste 1° de junho. Os cadastros poderão ser realizados até o dia 15 de julho, pelo site vestibular ITA.
O primeiro passo é preencher o formulário com os principais dados solicitados. É importante que todas as informações estejam atualizadas, pois precisarão ser comprovadas posteriormente.
Em seguida, é preciso imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de inscrição, no valor de R$195. O valor é pago via Guia de Recolhimento da União (GRU).
Os aprovados na seleção estudarão Engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediada em São José dos Campos, São Paulo. A graduação tem duração total de cinco anos e será dividida da seguinte forma:
Dois anos de curso fundamental comum a todos
Três anos de curso profissional em uma das habilitações
Concurso ITA terá três fases
O concurso ITA será composto por diversas etapas de seleção, divididas em três fases. A primeira delas está prevista para o dia 16 de outubro, sendo a aplicação das provas objetivas. As disciplinas cobradas serão Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
A segunda etapa será a prova discursiva, em que serão cobradas questões Matemática, Química e Física, além da elaboração de uma Redação. As avaliações serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. Já a terceira fase será a Inspeção de Saúde, ainda sem data definida.
As provas ocorrerão nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.