Concurso Efomm 2023: sai edital com 263 vagas de nível médio
Marinha divulga edital do concurso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante com 263 vagas de nível médio. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:20/05/2022 às 15:26
Atualizado em:20/05/2022 às 15:26
A Marinha do Brasil divulgou o edital do concurso Efomm 2023 com vagas para oficiais de nível médio. A oferta é de 263 vagas para os dois Centros de Instrução: Rio de Janeiro e Pará.
O processo seletivo visa admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro - RJ, mas também do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém - PA.
As vagas ficaram divididas da seguinte forma:
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) - 144 vagas; e
Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) - 119 vagas.
O documento publicado no Diário Oficial da União e no site da Marinha, por enquanto, é apenas o edital simplificado. Em breve, o edital completo será divulgado na íntegra com todas as informações da seleção.
Este primeiro documento confirma: vagas, requisitos e todo o cronograma da seleção.
O que é preciso para concorrer no concurso Efomm 2023?
No concurso Efomm, para participar o candidato precisa de nível médio completo. Além disso, também são necessárias outras exigências, tais como:
Ser brasileiro (ambos os sexos), com idade entre 17 e 23 anos em 1º de janeiro de 2023;
Altura mínima de 1,54m e máxima de 2m;
Não ter sido condenado por sentença penal transitada em julgado;
Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 - Lei do Serviço Militar), as últimas para candidatos do sexo masculino;
Não ter sido julgado “incapaz definitivamente” para o Serviço Ativo das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares ou para o Serviço Militar Inicial;
Não ser ex-aluno de EFOMM, não ter sido excluído a bem da disciplina ou por inaptidão ao oficialato de qualquer escola preparatória ou de formação das Forças Armadas ou Auxiliares, nem ter sido excluído, a bem da disciplina, do Serviço Ativo ou do Serviço Militar Inicial (SMI) de qualquer organização militar;
Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;
Cumprir as instruções estabelecidas no Edital.
Como se inscrever no concurso Efomm 2023?
Para participar do concurso Efomm, é necessário preencher todos os requisitos e preencher o formulário por meio do site do Ciaga.
As inscrições serão recebidas de 1º a 15 de junho, de acordo com o cronograma oficial. O valor da taxa de inscrição ainda não foi confirmado, mas no último edital foi de R$65.
O valor poderá ser pago até o dia 17 de junho. Inclusive, os concorrentes poderão solicitar a isenção dos valores, no período de 1º a 3 de junho.
Quando serão as provas do concurso Efomm 2023?
Assim como todo ano, os candidatos do concurso Efomm serão avaliados por várias etapas e a primeira será a prova objetiva (exames de conhecimento), que será aplicada em dois dias. O cronograma confirma as datas e horários, que serão:
Dia 1 - 20 de agosto
Aplicação das provas de Português, Redação e Inglês.
► 8h: abertura dos portões
► 9h: fechamento dos portões
► 10h15 às 14h15: realização da prova
Dia 2 - 21 de agosto
Aplicação das provas de Matemática e Física
► 8h: abertura dos portões
► 9h: fechamento dos portões
► 10h15 às 14h15: realização da prova
A divulgação da lista de inscritos e dos locais de aplicação das provas está marcada para acontecer a partir do dia 12 de agosto, no site do Ciaga. Os gabaritos sairão no dia posterior da prova.
Os aprovados serão convocados para as demais etapas, obedecendo o seguinte cronograma:
Seleção Psicofísica;
Teste de Suficiência Física;
Período de Adaptação e Verificação de Documentos; e