Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 14, a portaria que autoriza a nomeação de 42 aprovados no concurso MDIC, no cargo de analista de comércio exterior, cujas vagas foram ofertdas no CNU 2024.
Com o aval do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o provimento dos cargos ficará condicionado aos seguintes pontos:
I - à existência de vagas na data da nomeação das pessoas candidatas; e
II - à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
Os aprovados no concurso MDIC iniciarão a carreira com remuneraão mensal de R$20.924,80.
Conforme indicado anteriormente, as vagas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços foram ofertadas na 1ª edição do Concurso Nacional Unificado.
Além da especialidade de analista de comércio exterior, o MDIC também ofertou vagas para o cargo de analista técnico-administrativo.
Enquanto as vagas de analista de comércio exterior foram listadas no Bloco 6 (Setores Econômicos e Regulação), as vagas da área Administrativa foram oferecidas no Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública).
Para ingressar nos cargos, o edital do CNU exigiu que os candidatos possuíssem nível superior completo.
>> Maratona CNU 2025. Comece AGORA a estudar gratuitamente com os professores do Qconcursos!

MGI autoriza nomeações para o MDIC
(Foto: Gabriel Lemes/MDIC)
Edição de 2025 do CNU oferce vagas para níveis médio e superior
A nova edição do CNU 2025 conta com 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil.
Entre as mais de 3 mil vagas disponíveis, 1.444 são destinadas a cargos que possibilitam lotação em diferentes cidades, conforme a necessidade de cada órgão.
Clique abaixo e confira a lista completa de cargos e vagas para cada bloco:
CNU 2025 terá provas em outubro
Os inscritos no CNU 2025 serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. Diferente da última edição, as etapas serão aplicadas em dias distintos.
A prova objetiva está agendada para o dia 5 de outubro, enquanto a etapa discursiva ocorrerá em 7 de dezembro.
A avaliação objetiva seguirá o modelo de múltipla escolha. Para os cargos de nível superior, serão cobradas 90 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.
Já para os cargos de nível médio, a prova contará com 68 questões, divididas entre 20 de Conhecimentos Gerais e 48 de Conhecimentos Específicos.
>>> Baixe Caderno de Questões do CNU para nível médio <<<
A fase discursiva para o nível superior será composta por duas questões escritas, com duração total de três horas.
Para os cargos de nível médio, essa etapa consistirá na produção de uma redação dissertativa-argumentativa, com tempo máximo de duas horas.
→ Clique aqui e baixe o ebook "CNU 2025: Questões Conhecimentos Gerais Nível Superior"
