Concurso Metrô SP: em greve, funcionários pedem novo edital

Funcionários do Metrô SP entram em greve nesta quinta-feira, 23, e cobram pagamento de abono salarial e novos concursos. Confira!

Autor:
Publicado em:23/03/2023 às 15:03
Atualizado em:23/03/2023 às 15:03

Os metroviários de São Paulo entraram em greve nesta quinta-feira, 23, e paralisaram as atividades da Companhia do Metropolitano do Estado (Metrô SP). Entre as reivindicações está a abertura de novos concursos para ingresso de mais funcionários. 

A paralisação atingiu a capital desde a madrugada nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata (monotrilho). As linhas 4-Amarela e 5-Lilás funcionam normalmente.

A medida causou dificuldade de mobilidade na cidade para milhares de pessoas que utilizam o meio de transporte diariamente. 

Além de novos concursos Metrô SP, os funcionários pedem: 

  • O fim da privatizações e terceirizações do serviço de transporte por parte do governo;
  • O pagamento de um abono em troca da Participação dos Resultados e Lucros (PRL) que, segundo o sindicato, não foi repassada aos trabalhadores entre os anos de 2020 e 2022.

“É uma dívida que o Metrô tem com a categoria, e estamos exigindo que a companhia pague essa dívida”, afirmou Alex Fernandes, presidente do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, ao Estadão. 

Trens do Metrô de São Paulo
Funcionários do Metrô SP cobram a realização de novo concurso (Foto: Divulgação)

O presidente da Companhia do Metropolitano do Estado (Metrô SP), Silvani Pereira, já adiantou sobre a possibilidade de um novo concurso. No ano passado, ele respondeu a seguidores nas redes sociais que um novo edital poderia ser publicado em 2023. 

"A entrada no Metrô ocorre via concurso público. Trabalhamos pra ter concurso no próximo ano!", disse Silvani.

Para que o concurso seja realizado, o Metrô de São Paulo deverá formar uma comissão organizadora, que ficará responsável pelo levantamento do número de vagas e cargos. 

Em seguida, uma banca deve ser contratada para viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas. Em 2019, os concursos Metrô SP de níveis médio e superior foram organizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Saiba como foram os últimos concursos Metrô SP

O último concurso Metrô SP foi aberto em 2019. A oferta foi de quatro vagas para o cargo de agente de segurança metroviária I, com exigência do ensino médio completo. 

Do total de vagas, duas foram para o sexo masculino e duas para o sexo feminino. Além da escolaridade, era preciso ter altura mínima de 1,70m (homens) ou 1,65m (mulheres) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D.

A remuneração para a carreira, na época, era de R$3.075,16, para uma jornada de 40 horas, com turnos entre 4h e 1h.

No total, a seleção atraiu mais de 8 mil candidatos na primeira etapa. Nessa fase, os concorrentes tiveram que responder a 50 questões sobre as disciplinas de Português (15); Matemática e Raciocínio Lógico (25) e Atualidades (dez).

Também em 2019, foi realizado um concurso com 50 vagas de nível superior, com iniciais de até R$8 mil. As chances foram para as carreiras de analista desenvolvimento e gestão júnior, médico e enfermeiro.

Todos os candidatos foram avaliados por provas objetivas. Nesse caso, foram cobradas 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 30 de Conhecimentos Específicos. 

Na parte Geral, foram cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico-Matemático e Inglês (apenas para analistas). Os aprovados foram contratados por meio do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).