Concurso MP MG: procurador-geral ressalta carência de servidores

O novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. informou que está com carência de servidores. O concurso MP MG tem comissão formada.

Autor:
Publicado em:22/03/2021 às 16:51
Atualizado em:22/03/2021 às 16:51

A necessidade de um novo concurso MP MG para servidores está cada vez maior. Dessa vez, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, falou sobre a carência de pessoal na área de apoio.

Em entrevista ao jornal Hoje em Dia, do Estado de Minas Gerais, o representante do Ministério Público mineiro falou sobre a necessidade de servidores.

"Estamos também com carência de servidores, não queremos fazer novos concursos porque isso vai inchando a folha de pagamento do Estado. Por isso, estamos buscando algumas alternativas."

Sobre estas alternativas, o procurador-geral disse que o órgão deu um excelente passo, no passado, ao criar cargos de assessores, que são pessoas de recrutamento amplo que não aposentam no MP e têm um salário também definido.

Com isso, ele diz que não corre o risco de a pessoa ter quinquênios e outros acréscimos no salário.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais ainda falou sobre a necessidade de novos promotores e o concurso previsto para o órgão.

(Foto: MP MG/Divulgação)
Procurador-Geral de Justiça de Minas fala sobre carência de servidores
(Foto: MP MG/Divulgação)

Concurso MP MG de servidores tem comissão formada

O fato do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais ter falado que não quer fazer concurso, por ora, só reforça a informação de que o edital não deve sair pelos próximos meses.

Quem passou essa informação foi o promotor do MP MG e o professor, Fernando Abreu. Ele disse que não acredita em edital por agora, que isso deve acontecer mais para o final do ano.

Mas, a  reportagem da Folha Dirigida já confirmou com fontes oficiais que o próximo concurso de nível médio do Ministério Público de Minas Gerais, inclusive, já tem projeto básico pronto.

O órgão tem preparativos avançados e tudo muito bem encaminhado para a publicação desse edital. Internamente já é dito que o documento está pronto.

Entre os preparativos avançados, está a comissão organizadora - que foi formada no último dia 9 de março. A confirmação veio por meio de portaria PGJ publicada no Diário Oficial do órgão. Segundo o documento, o objetivo do MP MG é:

"Instituir comissão para a realização de concurso público para provimento de cargos administrativos."

A partir disso, o órgão menciona que:

Art. 1º Fica instituída comissão destinada a implementar as providências necessárias para realização do concurso público para provimento de cargos efetivos do Quadro Permanente dos Serviços Auxiliares do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Os cargos que serão ofertados ainda não foram confirmados, mas espera-se que a oferta possa ser para os cargos da área de apoio, sendo eles: oficial, agente e analista.

Membros da comissão do concurso MP MG:

Ficam designados os seguintes membros, de acordo com a portaria:

  • Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça com atuação junto à Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Administrativa, Fabrício Marques Ferragini
  • Clarissa Duarte Belloni - servidora;
  • Ana Paula Moreira Gurgel - servidora;
  • Ana Rachel Brandão Ladeira Roland - servidora;
  • Fernanda de Castro Lucas - servidora;
  • Gislaine Fernandes Magno - servidora;
  • Jordana Catarina de Matos - servidora; e
  • Sérgio Arifa dos Santos.

Ainda de acordo com a portaria, esse grupo ficará sobre presidência do primeiro. O documento já está em vigor e as reuniões dos membros já podem se realizadas.

Além disso, o edital poderá atrasar um pouco em função do processo de escolha da banca. O concurso de servidores terá uma empresa para ficar responsável - diferentemente do de membros.

No último concurso, a banca foi a Fundep, bastante conhecida por organizar concursos mineiros e já tem experiências em editais do MP. Mas, ainda não há uma banca cotada.

Concurso MP MG servidores tem 177 cargos vagos e oficial é destaque

Último concurso MP MG foi há nove anos

O órgão não tem edital para servidores há praticamente nove anos, uma vez que o último foi divulgado em 2012.

Sem cadastro válido, o MP MG não pode mais contratar. O último concurso ofereceu 54 vagas, além de cadastro de reserva, distribuídas pelos níveis médio e superior. 

No nível médio a oferta era de 33 vagas na carreira de oficial de serviços diversos. Já para graduados foram 21 vagas distribuídas pelas áreas de Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Jornalismo, Geologia, História, Letras, Medicina do Trabalho, Pedagogia, entre outras.

O concurso contou com provas objetivas abordando questões de Língua Portuguesa, Atualidades, Conhecimentos Específicos, Noções de Informática e Noções de Direito; além de uma redação.

Estude para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.