O Instituto AOCP foi definido como organizador do novo concurso MP MS (Ministério Público do Mato Grosso do Sul) para cargos da área de apoio. O nome da banca organizadora foi confirmado em publicação no Diário Oficial do órgão desta sexta-feira, 29.
O próximo passo será a assinatura do contrato entre o Ministério Público e a banca. Com isso, o Instituto AOCP ficará responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
O número de vagas do concurso e os cargos ainda não foram revelados. Porém, a dispensa de licitação que confirma a escolha do Instituto AOCP informa que serão abertas oportunidades para servidores de nível superior/Graduação.
De acordo com o Portal da Transparência do órgão, para analista, cargo de nível superior, existem 21 cargos vagos. A estimativa é que essa carência seja suprida com os aprovados no próximo concurso.
As oportunidades de analista podem ser para as especialidades de: Administração, Arquitetura, Biologia, Contabilidade, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Arquitetura, Serviço Social, Informática, Análise de Sistema, Biologia, Engenharia Agrônoma.
Assim como Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Psicologia, Engenharia Elétrica, Biblioteconomia, Engenharia da Computação, Letras, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitarista, Geologia, Tecnologia da Informação e outras de nível superior.
Para se candidatar é preciso ter graduação na respectiva área. O vencimento básico dos analistas é de R$4.054,93, sem a inclusão de benefícios, adicionais e gratificações.
Concurso MP MS já tem regulamento publicado
Em novembro do ano passado, o Ministério Público do Mato Grosso do Sul publicou o regulamento do concurso para área de apoio. O documento traz detalhes sobre etapas, comissão e edital.
Haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e indígenas. Será concedida isenção da taxa de inscrição para desempregados, doadores de sangue, doadores de medula óssea e eleitores convocados e nomeados para prestar serviço eleitoral.
Os candidatos do concurso MP MS serão avaliados por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Eles deverão responder a questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais e Específicos.
Entre as disciplinas de Conhecimentos Gerais, serão cobradas a Resolução nº 024/2021-PGJ e 025/2021-PGJ, ambas de 1º de julho de 2021, as quais regulamentam, respectivamente, a Política Antifraude e Anticorrupção do MPMS e o Código de Ética e de Conduta do MPMS.
Além da Resolução nº 27, de 10 de março de 2008, do Conselho Nacional do Ministério Público, que disciplina a vedação do exercício da advocacia por parte dos servidores do Ministério Público dos Estados e da União.
Os participantes também deverão elaborar um texto sobre tema relacionado ao Conhecimento Técnico de cada cargo específico. A aplicação dos exames será na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Último concurso MP MS ocorreu há dez anos
Em 2012, foi aberto o último concurso para área de apoio do MP do Mato Grosso do Sul. O edital trouxe a oferta de 127 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.
Com organização da Fundação Getulio Vargas (FGV), os concorrentes foram submetidos a provas objetivas, discursivas e práticas, a depender do cargo.
Na prova objetiva, por exemplo, foram exigidas questões de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Direito e Legislação Institucional) e Conhecimentos Específicos de cada carreira.
► Entre para o canal da Folha Dirigida no Telegram e receba todas as notícias sobre concursos públicos