Concurso MP PR: Conselho aprova novo edital para promotor

O Conselho Superior do Ministério Público do Paraná aprovou a abertura de um novo concurso MP PR, com vagas para promotor substituto.

Autor:
Publicado em:24/08/2021 às 11:02
Atualizado em:24/08/2021 às 11:02

Um novo concurso MP PR está previsto! A seleção foi aprovada pelo Conselho Superior do Ministério Público do Paraná, na última segunda-feira, 23, durante a sessão do órgão (confira aqui).

Os conselheiros aprovaram a realização do concurso para a carreira de promotor substituto, considerando o déficit de servidores no cargo e a falta de aprovados na última seleção para suprir os cargos vagos.

De acordo com o Conselho, há apenas cinco candidatos a serem chamados do último concurso, mas nove cargos vagos disponíveis. Além disso, o MP PR possui aposentadorias iminentes, elevando assim o déficit de promotores no órgão.

Após a aprovação do Conselho Superior, o regulamento do concurso público será avaliado, de acordo com os membros, possivelmente na próxima sessão.

Concurso MP PR é aprovado pelo Conselho Superior (Foto: Paranavai)
Concurso MP PR é aprovado pelo Conselho Superior
(Foto: Paranavai)

 

A carreira de promotor possui o bacharelado em Direito e a atividade jurídica por, no mínimo, três anos como requisitos. Os aprovados contam com ganhos iniciais de R$24.818,90, conforme valores de 2018.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Ministério Público do Paraná
  • Cargos: promotor
  • Vagas: a definir
  • Requisitos: bacharelado em Direito e a atividade jurídica de, pelo menos, três anos
  • Remuneração: a partir de R$24.818,90
  • Status: autorizado

Folha Cursos

Último concurso MP PR ocorreu em 2018

O último concurso do Ministério Público do Paraná foi realizado em 2018. Apesar de válido, há apenas mais cinco candidatos aprovados, segundo o Conselho Superior. Por conta disso, o déficit só será suprido com um novo edital.

Realizada em 2018, a última seleção para promotor contou com dez vagas. As inscrições foram realizadas por meio do próprio MP PR.

O concurso teve seis fases, sendo elas: prova preambular;  provas escritas, em um total de cinco, divididas por grupos; exames de sanidade física e mental; sindicância; prova oral; e de títulos.

Na primeira etapa, a prova preambular (objetiva) os candidatos tiveram que responder a cinco grupos de questões, sendo eles:

I Grupo: Direito Penal (17 questões), Direito Eleitoral (três) e Legislação do Ministério Público (três);

II Grupo: Direito Constitucional (14), Direito Administrativo (cinco), Direito Tributário (duas), Filosofia do Direito (uma), Sociologia Jurídica (uma) e Direito Previdenciário (uma);

III Grupo – Direito Civil (dez), Direito Empresarial (duas) e Direito Processual Civil (12);

IV Grupo: Direito Processual Penal (14), Execução Penal (três), Medicina Legal (uma), Direito do Consumidor (três) e Direito Sanitário (três);

V Grupo: Direito da Infância e da Juventude e/ou Direito à Educação (seis), Proteção ao Patrimônio Público (seis), Direito Ambiental e Habitação e Urbanismo (cinco), Ação Civil Pública, Ações Coletivas e/ou procedimentos extrajudiciais de atribuição do Ministério Público - Inquérito Civil, Procedimento Preparatório, Procedimento Administrativo e Notícia de Fato (cinco), Direitos da Pessoa com Deficiência (duas), Direitos do Idoso (duas) e Direitos Humanos (quatro).

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por cargo

Por carreira