Concurso MP SP 2022 para oficial de promotoria é autorizado

Abertura de novo concurso MP 2022 para o cargo de oficial de promotoria é autorizada nesta terça-feira, 22. Cargo exige o nível médio!

Autor:
Publicado em:22/02/2022 às 09:47
Atualizado em:22/02/2022 às 09:47

Um novo concurso MP SP foi autorizado nesta terça-feira, 22, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. A oferta será para o cargo de oficial de promotoria I do Ministério Público de São Paulo.  

Segundo a autorização, o concurso irá formar um cadastro de reserva. Dessa forma, os aprovados poderão ser chamados para posse no decorrer do prazo de validade da seleção, mediante a necessidade e o orçamento disponível para as nomeações. 

A lotação dos aprovados será nos órgãos e unidades administrativas da capital, Grande São Paulo e áreas regionais do litoral e interior, considerando os eventuais cargos que surgirem ou forem criados por lei no decorrer da validade do concurso. 

Reprodução Diário Oficial SP 22/02/2022

A carreira de oficial de promotoria tem como requisito o ensino médio completo. Os vencimentos iniciais são de R$4.935,88, mais benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Também existe a possibilidade de auxílio-creche para servidores que tenham filhos de até seis anos ou deficientes. A contratação ocorre pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia aos servidores. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. 

De acordo com dados de dezembro de 2021, disponíveis no Portal da Transparência, o MP SP dispõe de 281 cargos vagos de oficial de promotoria. Dessa forma, essa carência deve ser preenchida com a convocação de aprovados no novo concurso. 

O Ministério Público de São Paulo não realiza seleção para a carreira desde 2015. Na época, foram disponibilizadas 73 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva. Ao todo, foram 59.099 inscritos.

As oportunidades imediatas do edital de abertura estavam distribuídas entre a capital (32 vagas) e as cidades de Araçatuba (três), Bauru (três), Campinas (seis), Franca (duas), Piracicaba (quatro), Presidente Prudente (três), Ribeirão Preto (cinco). 

Além de Santos (três), São José do Rio Preto (duas), Sorocaba (cinco), Taubaté (três) e Vale do Ribeira (duas). 

Concurso para analista também é autorizado

O MP SP também autorizou concurso para a carreira de analista, de nível superior. O aval contempla cinco vagaas das áreas de Saúde e Assistência Social. A comissão responsável por esse concurso também foi instituída.

A autorização anterior dessa seleção de analista, para três vagas de analista de promotoria (agente de promotoria), foi revogada, valendo a atual, para cinco vagas. 

Último concurso MP SP teve provas objetivas e práticas

O último concurso MP SP para oficial de promotoria foi composto por duas etapas: prova objetiva e prova prática de digitação. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp. 

Na avaliação objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos tiveram que responder a 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa: 35 questões;
  • Noções de Direito: 20 questões;
  • Matemática e Raciocínio Lógico:15 questões;
  • Atualidades:10 questões.

Foram convocados para a prova prática de digitação, de caráter eliminatório, os 4.070 melhores colocados na objetiva.

A etapa prática buscou avaliar o grau de conhecimento e as habilidades do candidato por meio de demonstração prática das atividades a serem desempenhadas no exercício do cargo.

Os concorrentes deveriam fazer uma cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2, em no máximo 11 minutos.

As fases do concurso foram realizadas na cidade sede da área regional ao qual o profissional se inscreveu. A exceção foi a área regional do Vale do Ribeira, em que as provas ocorreram na cidade de Santos.

A seleção ficou válida por dois anos, sendo prorrogada, em 2018, por mais dois anos. 

Estude para novos concursos com a Folha Cursos

Além do MP SP, outros órgãos públicos realizam ou preparam novos concursos para 2022. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação em dia para não perder nenhuma oportunidade.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!