Concurso MPU: em manifestação, aprovados pedem por nomeações
Com menos de 3% dos aprovados convocados, Ministério Público da União reúne 2 mil cargos vagos. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:10/02/2021 às 15:46
Atualizado em:10/02/2021 às 15:46
A comissão de aprovados no concurso MPU realizou nesta quarta-feira, 10, um protesto em frente à Procuradoria-Geral da República.
Os manifestantes cobram do Ministério Público da União as nomeações e prorrogação da validade do edital, tendo em vista a suspensão do prazo devido à pandemia de Covid-19.
Esteve presente na manifestação também o diretor-executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (SindMPU), Adriel Gael.
Na ocasião, o sindicalista se reuniu com o secretário-geral adjunto do MPU, Cleuber Delano José Lisboa Filho, para falar sobre o quadro de nomeações.
A perspectiva era de que fosse realizado, ainda em fevereiro, o concurso de remoção do MPU*. No entanto, a Administração declarou que, neste mês de fevereiro, a seleção interna não será realizada, bem como as nomeações.
De acordo com informação repassada à Folha Dirigida pelo diretor do SindMPU, menos de 3% dos aprovados foram chamados. O órgão conta, hoje, com 2.034 cargos vagos.
O concurso para o Ministério Público da União teve a homologação publicada no dia 14 de dezembro de 2018, com a validade inicial de dois anos. No entanto, o edital foi suspenso no dia 29 de junho de 2020, meses antes do prazo final.
Caso seja prorrogado, o órgão terá mais dois anos para a convocação desses novos profissionais.
*O concurso de remoção ocorre, geralmente, antes da publicação de um novo edital para seleção externa. Dessa forma, os próprios servidores podem ocupar cargos que estão vagos e mudar de lotação.
Normalmente, há dois editais de remoção por ano, mas houve um atraso 2020 devido à pandemia. Os cargos que, mesmo com o edital de remoção, permanecem sem preenchimento são disponibilizados aos aprovados nos concursos (ao público externo).
Concurso MPU registrou mais de 260 mil inscrições
Ao todo, foram 264.924 inscritos no concurso MPU. O destaque foi para o cargo de técnico de administração, que exigiu apenas o ensino médio completo.
Foram 191.045 concorrentes para 11 vagas imediatas da função. Isso mostra a relação candidato/vaga de 17.367 para as contratações imediatas. Já a carreira de analista em direito contabilizou 73.879 candidatos.
Além das 47 vagas imediatas, o MPU realizou cadastro de reserva com cerca de 7 mil aprovados em todo país. Dessa forma, eles poderão ser convocados no decorrer do prazo de validade da seleção, que poderá ser prorrogado por mais dois anos após o seu término.
Concurso MPU 2018 teve provas objetiva e discursiva
Publicado em agosto de 2018, o edital de abertura do concurso MPU ofereceu 47 vagas, além da formação de cadastro reserva.
A seleção contemplou os cargos de técnico de administração, de nível médio, e analista em direito, para graduados na área. Na epóca, ganhos variaram de R$7.772,80 a R$12.169,89.
Todos os inscritos no concurso MPU foram avaliados por meio de provas objetivas. A aplicação ocorreu nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Apenas os concorrentes a analista em Direito foram submetidos a exames discursivos.
Ao todo, foram cobradas 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Confira as disciplinas abaixo:
Conhecimentos Básicos:
Língua Portuguesa;
Acessibilidade;
Ética no serviço público;
Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP.
Conhecimentos Específicos - técnico de administração:
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Administração;
Noções de Arquivologia;
Noções de Administração Orçamentária, financeira e orçamento.
Conhecimentos Específicos - analista em direito:
Direito Administrativo;
Direito Constitucional;
Direito do Trabalho;
Direito Processual do Trabalho;
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Penal Militar;
Direito Processual Penal Militar.
A prova objetiva contou com um valor máximo de 120 pontos. Foi desclassificado do concurso quem obteve nota inferior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos, inferior a 21 pontos na parte específica e nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Apenas os candidatos a analista em Direito também realizaram provas discursivas. Para o exame, foi preciso elaborar um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, sobre o tema Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP.
Somente foram corrigidas as redações dos concorrentes que conseguiram os critérios para aprovação na prova objetiva.
Conheça a Folha Cursos e comece já sua preparação!
Órgão ainda pretende realizar um novo concurso MPU
Em 2020, Folha Dirigida questionou o MPU sobre a possibilidade de um novo concurso público ser realizado. Por meio de sua Assessoria de Imprensa, o órgão disse que a seleção segue como um dos propósitos da atual gestão.
Os esforços atuais, de acordo com o MPU, são para o combate à pandemia do Coronavírus. Assim, a tendência é que os preparativos do edital voltem assim que a situação sanitária no país for normalizada.
“A realização de concurso público para o Ministério Público da União segue sendo um propósito da gestão. Neste momento, no entanto, a prioridade é a atuação no combate à Covid-19”, consta em nota enviada pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR).