Concurso PC DF: divulgados gabaritos da prova de agente. Veja!
Após atraso nas provas e questões anuladas, o Cebraspe publicou os gabaritos provisórios da prova de agente do concurso PCDF. Acesse já!
Autor:
Publicado em:24/08/2021 às 12:03
Atualizado em:24/08/2021 às 12:03
As provas de agente do concurso PC DF foram agitadas no último domingo, 22. E, após atraso na aplicação e até mesmo questões anuladas, a banca divulgou nesta terça-feira, 24, os gabaritos provisórios.
O documento está disponível para consulta dos candidatos no site do Cebraspe, na parte específica do concurso de agente da Polícia Civil do Distrito Federal.
Vale destacar que a consulta será individual e disponível apenas para os candidatos. Para isso, eles deverão acessar através de login e senha, assim como fizeram com os locais de provas.
A banca aceitará recursos contra os gabaritos. O prazo será aberto nesta quarta-feira, 25, e ficará disponível até o dia 29 de setembro, pelo site da banca.
Outras datas do concurso PC DF:
-> Resultado provisório objetiva - 29/9 -> Recursos contra o resultado provisório - 30/9 a 14/10 -> Resultado final objetiva e provisório discursiva - 28/10
Cebraspe anula questões da prova de agente
Na noite da última segunda-feira, 23, o Cebraspe divulgou um comunicado sobre as provas do concurso PC DF de agente. A banca resolveu anular os itens de 97 a 102, segundo candidatos, da disciplina de Estatística.
Segundo o Cebraspe, houve uma "inconsistência no comando" desses itens.
Confira o comunicado na íntegra:
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) informa que nas provas objetivas para o cargo de Agente de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal houve uma inconsistência no comando dos itens de 97 a 102, que impactou no julgamento de três desses itens. Em decorrência disso, esses itens serão anulados, nos termos do Edital nº 1 – PCDF – AGENTE, de 30 de junho de 2020.
Provas de agente registram atraso por falta de fiscais
Além das questões anuladas, o concurso PC DF de agente também contou com outro fator adverso. De acordo com depoimentos de candidatos nas redes sociais, alguns locais de aplicação tiveram atraso no início da realização dos exames.
O atraso foi motivado por atraso de colaboradores fiscais que ajudariam na aplicação e organização. Muitos portões, às 14 (horário previsto para abertura), ainda estavam fechados.
Segundo informações do site G1, "parte da equipe não compareceu, mas 'reservas' substituíram. O problema ocorreu em três instituições."
Como foram as provas do concurso PC DF de agente?
As provas do concurso PC DF de escrivão tiveram 120 questões, versando por Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. O caráter dos exames será classificatório e/ou eliminatório.
Confira abaixo o que caiu em cada etapa da prova, que contou com 120 questões no modelo Certo ou Errado, tradicional da banca:
Agente de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Legislação
Matemática e Raciocínio Lógico
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Estatística
Contabilidade
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
obtiver nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos
obtiver nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
obtiver nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Concurso PC DF oferece 1.800 vagas
O concurso PC DF de agente oferece 1.800 vagas, sendo 600 imediatas e 1.200 para formação de cadastro de reserva.
Para concorrer, a exigência é o nível superior em qualquer área. Além disso, o candidato deve ter 18 anos ou mais (não há idade máxima) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
A remuneração inicial da carreira começa na terceira classe. O agente de polícia recebe R$8.698,78. Com as progressões, ele passa pela segunda e primeira classes, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.