Concurso PC DF de agente é novamente suspenso por irregularidades
O concurso da Polícia Civil para agente está novamente suspenso por tempo indeterminado. A decisão é do diretor da Escola Superior!
Autor:
Publicado em:14/02/2023 às 10:30
Atualizado em:14/02/2023 às 10:30
Parece #tbt, mas não é. O concurso PC DF para o cargo de agente está novamente suspenso por tempo indeterminado. O comunicado cosnta no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira, 14.
De acordo com o diretor da Escola Superior, Yuri Pereira, a suspensão foi aplicada "em razão dos procedimentos para o cumprimento da Decisão nº 5184/2022.
Tal decisão é referente as irregularidades na desclassificação de candidatos que concorrem às vagas de deficientes.
Veja o comunicado na íntegra:
ESCOLA SUPERIOR DE POLÍCIA CIVIL EDITAL Nº 31 – PCDF – AGENTE, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2023 O Diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal, em razão dos procedimentos para o cumprimento da Decisão nº 5184/2022, proferida nos autos do Processo nº 00600-00009569/2022-86-e, em andamento no Tribunal de Contas do Distrito Federal, torna pública a suspensão do concurso público regido pelo o Edital nº 1 – PCDF – Agente, de 30 de junho de 2020, e suas alterações. YURY PEREIRA FERNANDES Diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o concurso da Polícia Civil do DF é suspenso.
Inclusive, a Polícia Civil do Distrito Federal vai precisar correr com esta demanda para conseguir cumprir o atual cronograma. Isso porque está previsto para o próximo mês de março o anúncio de convocação dos aprovados para a matrícula no CFP.
Recentemente, o cronograma foi encurtado e o CFP unificado. O objetivo é diminuir o espaço de tempo até a homologação do resultado final, ainda mais com diversas suspensões.
Concurso PC DF de agente teve provas em 2021
As provas objetivas do concurso PC DF de agente foram realizadas no dia 22 de agosto de 2021. Neste dia, os concorrentes respondera a 120 questões. Elas foram divididas por Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. O caráter dos exames será classificatório e/ou eliminatório.
Confira abaixo o que caiu em cada etapa da prova, que contou com itens no modelo Certo ou Errado, tradicional da banca:
Agente de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Legislação
Matemática e Raciocínio Lógico
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Estatística
Contabilidade
A avaliação discursiva foi composta por 30 pontos e consistiu em uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas de Atualidades. Será aprovado quem conseguir pelo menos 18 pontos.
Concurso de agente da PC DF tem 1.800 vagas
O concurso PC DF de agente oferece 1.800 vagas, sendo 600 imediatas e 1.200 para formação de cadastro de reserva.
Para concorrer, a exigência é o nível superior em qualquer área. Além disso, o candidato deve ter 18 anos ou mais (não há idade máxima) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
A remuneração inicial da carreira começa na terceira classe. O agente de polícia recebe R$8.698,78. Com as progressões, ele passa pela segunda e primeira classes, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.