Concurso PC DF: diretor quer reduzir o prazo entre as etapas

Em resposta pelas redes sociais, o diretor Robson Cândido diz que lutará para reduzis os prazos dos concursos PC DF de agente e escrivão.

Autor:
Publicado em:09/09/2021 às 17:45
Atualizado em:09/09/2021 às 17:45

O período grande entre uma etapa e outra do concurso PC DF sempre foi um incômodo, tanto pas os cândidatos quanto para sindicalistas e representantes da corporação. Mas, no que depender do diretor-geral, isso pode estar perto de ser solucionado.

Em resposta pelas redes sociais, Robson Cândido respondeu a um candidato que perguntou sobre encurtar os prazos entre as etapas do concurso de agente. Ele disse:

"Isso será minha próxima demanda junto à CLDF e ao Governo do Distrito Federal. Reduzir esses prazos é questão de sobrevivência da Instituição!!!!"

Vale lembrar que a Polícia Civil do Distrito Federal teve seu primeiro edital, de escrivão, publicado no fim de 2019, enquanto o de agente foi divulgado em 2020. No entanto, as provas de ambos só foram acontecer em agosto de 2021.

Isso porque, entre idas e vindas, os editais foram várias vezes paralisados e tiveram seus cronogramas adiados em função da pandemia do Coronavírus.

Essas suspensões foram cruciais em um atraso que prejudica o planejamento da corporação, que contava em ter os novos servidores o quanto antes. Isso porque a Polícia Civil do Distrito Federal tem um grande déficit de policiais em todos os cargos.

Diretor quer reduzir o prazo entre as etapas do concurso PC DF (Foto: Divulgação)
Diretor quer reduzir o prazo entre as etapas do concurso PC DF
(Foto: Divulgação)

Qual é a próxima etapa dos concursos PC DF?

As provas escritas (objetiva e discursiva) foram aplicadas nos dias 21 e 22 de agosto para escrivão e agente, respectivamente. Mas, engana-se quem pensa que para por aí.

Até chegar o curso de formação os candidatos têm um longo caminho a se percorrer. Por isso o empenho do diretor-geral em tentar encurtar o prazo entre as etapas.

Afinal, quanto antes elas forem realizadas, mais rápido os primeiros reforços chegarão na Polícia Civil.

Podendo eliminar ou classificar, as demais etapas dos concursos de agente e escrivão da PC DF são:

  • Prova capacidade físicas (TAF)
  • Exames biométricos e avaliação médica;
  • Prova prática de digitação;
  • Avaliação psicológica;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Prova de títulos; e
  • Curso de formação

O concurso PCDF terá prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado por igual período. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário, que garante estabilidade ao servidor. 

Concurso PC DF oferece 2.100 vagas

O concurso PC DF de agente oferece 1.800 vagas, sendo 600 imediatas e 1.200 para formação de cadastro de reserva. Já o edital do concurso PC DF de escrivão trouxe 300 vagas para a carreira.

Ambas exigem nível superior em qualquer área. Para concorrer, também é preciso ter 18 anos ou mais (não há idade máxima) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.

A remuneração inicial da carreira começa na terceira classe. O agente de polícia recebe R$8.698,78. Com as progressões, ele passa pela segunda e primeira classes, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.