Preocupação com segunda onda de covid pode atrasar concurso PC DF?
A expectativa pela divulgação do novo cronograma do concurso PC DF é grande. Confira a análise do cenário envolvendo a suspensão da seleção.
Autor:
Publicado em:07/12/2020 às 09:33
Atualizado em:07/12/2020 às 09:33
Medida judicial que cobra prova em até 120 dias pode ser estendida?
Nos últimos dias de novembro, a novela sobre a aplicação das provas do concurso PC DF teve uma reviravolta. Após todas aquelas tentativas de uma nova data e retomada, a Justiça do DF havia acatado o pedido do governo e manteve o concurso suspenso.
O questionamento que fica é: será que esse prazo de 120 dias poderá ser cumprido em sua eficácia? A resposta é que provavelmente não.
Isso porque consta nos autos do processo que o prazo de 120 dias somente começará a contar quando a sentença transitar em julgado. Ou seja, começa a valer o prazo determinado pelo magistrado apenas quando não couber mais recursos.
Governo do DF adia retorno das aulas presenciais nas escolas
E este processo de cautela para a aplicação das provas do concurso PC DF não é o único no Distrito Federal. O governo também suspendeu, recentemente, a retomada das aulas presenciais nas escolas.
Com isso, tudo indica que o governo do DF deverá, novamente, recorrer da decisão de Justiça a fim de manter o concurso suspenso.
As recentes situações envolvendo o risco de uma nova onda de Covid-19 na região têm ligado um alerta na gestão, que prefere se manter em isolamento, atualmente.
"Mais uma vez é a Justiça tentando governar", disse Ibaneis sobre a situação de querer retomar as aulas em outubro.
Aumento dos casos no DF pode ser impeditivo para aplicação de provas
Já vimos até aqui o quanto o Governo do Distrito Federal tem sido cauteloso em seu discurso - não somente com relação a concursos, mas em todos os demais seguimentos. Logo, esse pode ser um impeditivo, sim.
O aumento de casos da Covid-19 já fez até mesmo com que o governador adotasse medida de restrição ao comércio, como bares e restaurantes. Além de eventos públicos que pudessem resultar em aglomerações involuntárias.
Tudo isso faz com que a própria corporação enxergue a aplicação de provas nos próximos meses algo inviável. Mas, até o momento não houve uma posição oficial.
Na terça-feira, 1º, por exemplo, o Distrito Federal registrou 976 novos infectados, sendo este o maior número de diagnósticos no intervalo de 24 horas desde 28 de setembro, quando houve 992 contaminados.
"Temos que manter a atenção e evitar o pior", disse o governador do DF, Ibaneis Rocha.
Provas dos concursos Polícia Civil em outros estados serão aplicadas?
Além da Polícia Civil do DF, outras corporações também têm provas de concursos previstas. E algumas, inclusive, já têm datas de provas marcadas, como é o caso dos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Paraná.
A resposta é que cada estado atualmente vive a sua realidade com relação ao Coronavírus. Se no início da pandemia o lockdown foi geral, agora cada governador tem adotado a sua política de contingência, de acordo com o aumento de novos casos.
Dessa forma, é importante manter todos os cuidados e medidas de segurança e higiene, para combate ao vírus, mas também ficar de olho nas novidades. O noticiário sempre traz as decisões atualizadas. Até o momento, as demais provas estão confirmadas.
É importante destacar que, nos últimos dias, especialistas da área da Saúde voltaram a recomendar a suspensão de eventos que possam aumentar ainda mais o número de casos.
Calendário atualizado de provas 2021 dos concursos policiais
PC PR - 21/02
PM PA oficial - 28/02
PC RN - 07/03
PM PA soldado - 07 e 14/03
PC PA - 21 e 28/03
PM PR - 28/03
Editais da PCDF de agente e escrivão somam 2.100 vagas
Somando os dois concursos, de agente e escrivão, a Polícia Civil do Distrito Federal tem oferta de 2.100 vagas.
A maior demanda é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro, que poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade de dois anos, podendo chegar a quatro.
O escrivão oferece 300 chances, sendo todas para provimento imediato. Todas as oportunidades são para graduados. Além disso, ambas as carreiras pedem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
Tanto escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!