Concurso PC DF: diretor convoca candidatos para reunião

Diretor-geral da Polícia Civil, Robson Cândido convoca candidatos dos concursos PC DF para uma reunião com objetivo de entender demandas.

Autor:
Publicado em:02/02/2022 às 07:27
Atualizado em:02/02/2022 às 07:27

Os candidatos dos concursos PC DF muito têm protestado acerca dos cronograma e a longa previsão de conclusão. Por isso, o diretor-geral da corporação convocou um grupo para uma reunião nesta quinta-feira, 3.

Robson Cândido anunciou que receberá 15 candidatos para 'entender as demandas', principalmente sobre os editais de agente e escrivão de polícia, já em andamento:

"Esse semana gostaria de receber na Delegacia-Geral da PCDF as comissões dos concursos da PCDF e entender as demandas. Quinta-feira dia 03/02 as 15h será limitado o número de 15 pessoas em ordem de chagada! Espero vcs!!!"

A reclamação dos candidatos ganhou ainda mais força e intensidade após a divulgação dos novos cronogramas. Ainda não conferiu?

Nele, o Cebraspe a Polícia Civil divulgaram as datas dos próximos eventos após a seleção ser retomada por conta de uma suspensão após realização das provas. Ambas as avaliações, tanto de agente e escrivão, aconteceram em agosto de 2021.

E este o motivo da reclamação. Com provas aplicadas em agosto de 2021, os concursos têm previsão de conclusão para 2023 e 2024. Embora sejam editais da Seguran Pública, que demandam muitas etapas, é um cronograma mais longo do que o normal.

Frente de uma delegacia da PC DF
Diretor discutirá concurso PC DF com candidatos de agente e escrivão
(Foto: Divulgação)

Com concurso PC DF em andamento, 'efetivo está no limite'

A demora na conclusão dos concursos PC DF de agente e escrivão atrasa a formação dos candidatos, como também atrapalha a corporação, que segue com efetivo reduzido. O Sindpol disse que já está no limite.

Em entrevista recente ao canal da TV Comunitária do DF, o presidente do Sindpol, Alex Galvão, falou sobre a defasagem e disse:

"(...) só vai funcionar se o policial se dispor a trabalhar. Isso pode ficar precarizado, nós já estamos no limite", disse o presidente.

Ele relembrou que o concurso PC DF, como qualquer outro da área policial, é bem longo e composto por diversas etapas. Mas a suspensão por algumas veze aumentou ainda mais o prazo para essas nomeações.

O presidente cita, ainda, que há uma defasagem de mais de 55% do atual quadro de servidores. De acordo com o representante do Sindpol, as delegacias só estão em funcionamento pelo Serviço Voluntário Gratificado (SVG), neste caso, os policiais escolhem trabalhar nos dias de folga.

Concursos PC DF têm 2,1 mil vagas

Os concursos PC DF de agente e escrivão oferecem 2.100 vagas, das quais 1.800 vagas são de agente, sendo 600 imediatas e 1.200 para formação de cadastro de reserva. As demais 300 são para a carreira de escrivão.

Para concorrer, a exigência é o nível superior em qualquer área. Além disso, o candidato deve ter 18 anos ou mais (não há idade máxima) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.

A remuneração inicial da carreira começa na terceira classe. O agente de polícia recebe R$8.698,78. Com as progressões, ele passa pela segunda e primeira classes, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.

Quer ser aprovado em concursos de Polícia Civil?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Folha Cursos