Concurso PC DF: o que faz o agente de custódia? Confira!
Quer ingressar na Polícia Civil do Distrito Federal, mas não sabe o que faz um agente policial de custódia? Então confira as atribuições!
Autor:
Publicado em:17/09/2021 às 13:29
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
Ingressar na Polícia Civil do Distrito Federal é o sonho de muitos candidatos, e um novo cargo tem previsão de concurso PC DF e tem surgido algumas dúvidas. Afinal, o que faz o agente de custódia?
Pelo fato da nomenclatura ser diferente e de não haver um concurso tão recente quanto os outros da área policial, muita gente confunde. Mas, primeiro você precisa saber que o agente policial de custódia nada mais é do que o antigo agente penitenciário.
De acordo com o decreto nº33.661 de 15 de maio de 2012, as atribuições do antigo agente penitenciário eram:
Executar atividades de atendimento, serviço de vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas na Divisão de Controle e Custódia de Presos, do Departamento de Polícia Especializada, da Polícia Civil do Distrito Federal, ou que estejam nas demais unidades policiais da Polícia Civil do Distrito Federal aguardando recolhimento àquela Divisão;
Desempenhar atividades de custódia e guarda provisória de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
Executar escoltas judiciais;
Executar a escolta de presos em ambientes hospitalares;
Executar a escolta de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal para apresentação ao Instituto de Medicinal Legal, ao Instituto de Criminalística e ao Instituto de Identificação, bem como para apresentação desses presos a outras instituições congêneres;
Executar a escolta de viaturas no transporte de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
Atuar nas atividades de inteligência voltadas para segurança da custódia de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
Atuar na recaptura de foragidos da Justiça;
Efetuar o recambiamento de presos de outros estados da federação;
Escoltar e conduzir adolescentes infratores a delegacias e demais órgãos especializados, nos termos da lei;
Participar de operações policiais;
Desempenhar outras atividades que se enquadrem no âmbito de suas atribuições, inclusive executar operações e ações de natureza policial ou de interesse da Segurança Pública, ou determinadas por superior hierárquico e inerentes à atividade policial.
Quando foi o último concurso de agente de custódia?
Desde que virou agente de custódia, a carreira ainda não teve um novo concurso realizado. Por isso, o último registro de edital é para a antiga carreira de agente penitenciário, que tinha o nível médio como exigência.
A última seleção aconteceu em 2004 e teve a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como banca. Foram ofertadas 66 vagas.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio de cinco etapas de seleção. As fases tinham caráter eliminatório e/ou classificatório, sendo:
Provas de língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Específicos e Redação;
Exames Biométricos e Avaliação Médica, de caráter eliminatório;
Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório; e
Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório;
Nas provas escritas, foram cobradas diversas disciplinas, totalizando 100 questões, além da redação. O máximo de pontos a ser conquistado na primeira era de 120, versando por conteúdos de Conhecimentos Gerais e Específicos.
Quer ser aprovado em concursos?
Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!
Aqui, você encontra:
► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...