Concurso PC ES delegado: dispensa confirma Cebraspe como banca

Polícia Civil do Espírito Santo confirma que o Cebraspe será a banca organizadora do próximo concurso PC ES com vagas de delegado.

Autor:
Publicado em:26/04/2022 às 06:18
Atualizado em:26/04/2022 às 06:18

Está confirmado! O Cebraspe (antigo Cespe/Unb) será a banca organizadora do concurso PC ES 2022. A seleção contará com vagas para a carreira de delegado e deve ter edital publicado em breve.

A confirmação veio nesta terça-feira, 26, após a publicação de uma dispensa de licitação confirmando o nome da instituição, no Diário Oficial capixaba.

Agora, o próximo passo será oficializar a escolha por meio da assinatura do contrato entre as partes. Em seguida, serão realizados os últimos ajustes, finalizado o cronograma e o edital poderá ser divulgado oficialmente.

No fim de 2021, a banca já estava definida, mas aguardava ainda por um aval da PGE. O prazo era ter o edital até o final daquele ano, mas atrasou. Por isso, espera-se que os preparativos sejam realizados de forma ágil para que o documento saia o quanto antes.

Novo concurso PC ES terá vagas para delegado

O novo concurso PC ES está confirmado para ofertar vagas para delegado de polícia. Serão 40 vagas efetivas e imediatas, mas podendo ainda ser formado um cadastro de reserva.

Quem quiser participar do concurso da Polícia Civil ES de delgado precisará de nível superior em Direito. Também serão exigidos três anos de prática forense ou três anos de atividade policial.

O subsídio inicial do delegado da Polícia Civil do Espírito Santo é de R$10.058,56.

Fachada da PC ES
Concurso da PC ES tem banca definida para edital de delegado
(Foto: Divulgação)

Veja como foi o último concurso PC ES

O último concurso PC ES de delegado foi publicado em março de 2019. O edital anterior contou com 33 vagas imediatas, sendo todas divulgadas no edital.

Os candidatos foram avaliados por várias etapas, sendo realizadas no município de Vitória, capital do Espírito Santo. A primeira fase contou com 120 questões de múltipla escolha, sendo distribuídas por:

  • Direito Penal - 25 questões
  • Direito Processual Penal - 25 questões
  • Direito Administrativo - 20 questões
  • Criminologia - 15 questões
  • Direito Constitucional - 15 questões
  • Direitos Humanos - 05 questões
  • Direito Civil - 05 questões
  • Medicina Legal Judiciária - 05 questões
  • Legislação Estadual - 05 questões

As demais etapas do concurso de delegado não foram realizadas, pois o concurso teve que ser paralisado por decisão judicial.

As demais fases seriam compostas por exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial, sindicância de vida pregressa e, por fim, um curso de formação profissional.