Concurso PC GO: novo edital é solicitado com 418 vagas. Veja!
O deputado Humberto Teófilo divulgou uma resposta do secretário Segurança Pública solicitando concurso PC GO com 418 vagas. Veja!
Autor:
Publicado em:06/02/2021 às 10:48
Atualizado em:06/02/2021 às 10:48
Boa notícia para os goianos. O secretário de Segurança do Estado de Goiás, Rodney Rocha Miranda, solicitou a realização de um novo concurso PC GO. O pedido é para um edital com 418 vagas de agente e escrivão.
A informação foi confirmada pelo deputado estadual, Delegado Humberto Teófilo. Segundo ele, esta foi uma resposta ao requerimento enviado por ele à Secretaria de Segurança Pública.
O secretário Rodney Miranda encaminho a demanda à Secretaria de Administração para realização imediata da seleção. Das 418 vagas previstas, são:
115 vagas para escrivães de polícia; e
303 para agentes de polícia.
Confira um trecho do requerimento enviado pela pasta da Segurança Pública:
"Tendo em vista que a Polícia Civil tem suportado grave e sensível deficiência em seu quadro de pessoal, uma vez que o efetivo hoje disponível é semelhante ao existente há trinta anos, quando a criminalidade e a população goiana eram expressivamente menores, sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria a deflagração de concurso público para o preenchimento de vagas nos cargos de Escrivão de Polícia da 3a Classe e de Agente de Polícia da 3a Classe."
Essa informação é muito importante para os futuros servidores que almejam uma oportunidade na corporação. Isso porque deverá dar celeridade ao processo de abertura do concurso público na PC GO.
Concurso PC GO é solicitado com 418 vagas para agente e escrivão
(Foto: Divulgação)
Resumo do concurso PC GO
Órgão: Polícia Civil do Estado de Goiás
Banca: a definir
Cargos: agente e escrivão
Requisitos: nível superior
Edital: solicitado
MP recomendou novo concursos PC GO em 2020
Em maio de 2020, o Ministério Público goiano chegou a recomendar uma nova seleção para as carreiras de agente e escrivão. O concurso PC GO já é aguardado há mais de três anos e não tem novo efetivo.
O promotor do Ministério Público regional recomendou à Secretaria de Estado da Administração a realização desse novo concurso, na época.
O pedido também foi enviado ao secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda. Essa informação foi confirmada pelo próprio Ministério Público de Goiás, em nota . Ainda não há uma previsão de divulgação de edital de abertura.
O MP GO explicou que o objetivo é que o concurso possa ser concluído no prazo de um ano, contado a partir do recebimento da recomendação. Com isso, assim que autorizado, o edital deve sair em seguida.
“Haja vista a atual situação financeira do Estado de Goiás”, diz a nota.
A Polícia Civil de Goiás, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o assunto, tampouco as secretarias de Administração ou de Segurança. Naquela época, o MP MG deu um prazo de dez dias para o secretário informar se foram acatadas ou não as recomendações.
Órgão recomendou remanejamento de pessoal na PC GO
O promotor ainda orientou o remanejamento de pessoal da Polícia Civil para dotar as delegacias do estado. O objetivo era ter, pelo menos, um agente de polícia e/ou escrivão.
“de forma que o atendimento da Polícia Civil aos cidadãos seja feito por um servidor efetivo do órgão e não mais por servidores comissionados ou cedidos por prefeituras”.
O quantitativo de 418 vagas não pega ninguém de surpresa já que a Polícia Civil GO chegou a ter um aval em 2017. Havia, por isso, a expectativa para um oferta de 550 vagas.
A autorização foi publicada com uma oferta de 650 vagas, sendo, dessas, 100 para delegado e 550 para agentes e escrivães, com distribuição não definida.
Para concorrer a qualquer um dos dois cargos será necessário ter curso de nível superior em qualquer área. O agente ainda pede carteira nacional de habilitação, no mínimo, categoria B.
Estude para o concurso PC GO com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!