Os candidatos do concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) para investigador, médico legista e perito criminal já podem consultar os locais de aplicação das provas objetivas. Os exames para esses cargos estão marcados para o próximo domingo, 12 de dezembro.
Para verificar os locais é preciso acessar o site da Fumarc, banca organizadora do concurso, encontrar a página do cargo que se inscreveu, clicar em “Cartão de Informação (CI)” e informar o número do CPF e o número de inscrição.
Com isso, ser possível identificar o local, horário e sala de aplicação da prova. No turno da manhã, serão realizadas as avaliações para perito criminal e médico legista. Já no período da tarde, para investigador.
A recomendação é comparecer ao local com uma hora de antecedência do horário previsto para o início das provas. Os concorrentes deverão apresentar:
- Documento oficial de identidade com foto, indicado no ato de inscrição;
- Cartão de informação ou boleto para pagamento da taxa quitado;
- Caneta esferográfica ponta grossa, fabricada em material transparente, de tinta azul ou preta;
- Máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca.
A banca organizadora informa que, nos locais de realização das etapas, os candidatos terão à disposição álcool em gel, banheiros com água, sabão e papel toalha, para higienização das mãos. Na entrada dos locais, será feita a aferição da temperatura.
Não será permitido, durante as provas, o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, lenço, abafadores auriculares, tampões e/ou similares. E, ainda, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, celular, relógios de qualquer tipo, calculadora, notebook, tablet, gravador, transmissor/receptor de mensagens.
Além de realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, bem como não será permitido o uso de livros, anotações, códigos, manuais, impressos, manuscritos ou qualquer outro material literário ou visual.
Os gabaritos serão divulgados, no portal da Fumarc, em até três dias úteis após a prova.
Como serão as provas objetivas do concurso PC MG?
O concurso para Polícia Civil de Minas Gerais terá cobranças diferentes a depender do cargo. Confira quais disciplinas serão abordadas nas provas objetivas de cada um:
Investigador
A prova objetiva será composta por 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais, 10 de Noções de Direito, 10 de Direitos Humanos, 10 de Noções de Informática, 5 de Noções de Criminologia, 5 de Noções de Medicina Legal.
Médico Legista
A avaliação objetiva terá 60 questões, das quais 10 de Língua Portuguesa, 10 de Direitos Humanos, 10 de Medicina Legal, 10 de Toxicologia Forense, 10 de Patologia, 10 de Psiquiatria Forense.
Perito criminal
Para Área Geral, serão cobradas 60 questões, sendo 10 de Física, 10 de Matemática, 10 de Língua Portuguesa, 10 de Direitos Humanos, 10 de Noções de Informática e 10 de Biologia.
Já para as áreas específicas de Engenharia Civil, Engenharia Geológica/Geologia e Medicina Veterinária serão 60 questões, das quais 10 de Conhecimentos Específicos, 10 de Física, 10 de Matemática, 10 de Língua Portuguesa, 10 de Direitos Humanos, 5 de Noções de Informática e 5 de Biologia.
Os classificados nas provas objetivas ainda serão submetidos a exames biomédicos e biofísicos, avaliação psicológica, prova de títulos e investigação social.
Concurso PC MG ainda terá provas no dia 19 de dezembro
O concurso para Polícia Civil de Minas ainda terá provas objetivas no dia 19 de dezembro. Nesse caso, a aplicação será para os cargos de delegado (turno da manhã) e escrivão (turno da tarde).
Os locais estarão disponíveis para consulta na próxima segunda-feira, 13, pelo site da Fumarc. Veja o que será cobrado na prova objetiva para delegado e escrivão:
Delegado
A prova objetiva será composta por 70 questões, sendo 10 de Direito Administrativo, 10 de Direito Civil, 10 de Direito Constitucional, 10 de Direito Penal, 10 de Direito Processual Penal, 5 de Direitos Humanos, 10 de Medicina Legal e 5 de Noções de Criminologia.
Escrivão
O exame objetivo terá 60 questões, das quais 10 de Língua Portuguesa, 10 de Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais, 10 de Noções de Direito, 10 de Direitos Humanos, 10 de Noções de Informática, 5 de Noções de Criminologia, 5 de Noções de Medicina Legal.
Ao todo, o concurso PC MG oferece 519 vagas para carreiras de nível superior. Os salários iniciais chegam a R$12 mil.
Estude para concursos policiais com a Folha Cursos
Assim como a PC MG, outras Polícias Civis têm preparativos em andamento para novos concursos em 2021. Por isso, quem deseja ingressar nas corporações deve manter os estudos em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de materiais exclusivos para carreiras policiais civis, com videoaulas e questões comentadas.
Estude para carreiras policiais civis!