Concurso PC MT forma comissão para ter edital ainda este ano

A Polícia Civil do Mato Grosso teve comissão organizadora formada para o novo concurso PC MT. Edital está confirmado para este semestre!

Autor:
Publicado em:19/08/2021 às 15:17
Atualizado em:19/08/2021 às 15:17

O novo concurso PC MT já tem comissão formada. A portaria que confirma e designa os membros do grupo foi publicada em edição extra do Diário Oficial da última terça-feira, 17.

Inclusive, a reportagem da Folha Dirigida já tinha noticiado que conversou com a ecretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Mato Grosso. A pasta falou que os procedimentos ainda estavam em fase inicial

Essa fase consistiria na etapa de instrução de processo e instituição das comissões organizadoras dos concurso. Agora, com a comissão formada, um passo importante foi cumprido rumo à publicação do edital.

O próximo avanço será iniciar o processo de escolha da banca organizadora. A previsão é ter os editais ainda este ano, segundo o chefe do executivo.

Confira como é composta a comissão do concurso PC MT

De acordo com a portaria, a comissão do concurso da Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso é composta pelos seguintes membros:

Presidente:

► Eliane da Silva Moraes, Delegada de Polícia, Matrícula 44069, PJCMT.

Membros:

► Fabiano Pitoscia, delegado de Polícia, PJCMT;
► Wagner Bassi Junior, delegado de Polícia, PJCMT;
► Indianara Bertoldo Vestana Ribeiro, escrivã de Polícia, PJCMT;
► Waldicéia da Silva Costa, investigadora de Polícia, PJCMT;
► Isabel Cristina Melón de Souza Neves, analista administrativo da área meio, Seplag;
► Adriana A. de Queiroz Rezende, técnica de nivel médio do SUS-Gerente de recrutamento e seleção, Seplag.

Viatura da Polícia Civil do MT
Concurso da PC MT terá edital publicado ainda este ano
(Foto: Divulgação)

Orçamento era entrave para edital da PC MT

Segundo o governador Mauro Mendes, a questão orçamentária impedia o estado de realizar concursos. Mas, ao que tudo indica, isso não existe mais, segundo o próprio chefe do executivo. Por isso, os editais estão confirmados para este ano.

”Nós temos hoje uma grande necessidade que é a falta de pessoal na segurança pública do Estado. Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Vale lembrar que, em março, o próprio governador chegou a falar sobre a situação dos concursos. Ele declarou que havia déficit, mas não orçamento.

O anúncio dos concursos Segurança MT 2021 foi feito durante vistoria e entrega de obras em Lucas do Rio Verde, na última sexta-feira, 6. Ele esteve acompanhado de vários representantes, entre eles o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que disse:

“Nós tínhamos um planejamento, primeiro de organizar e melhorar os equipamentos, viaturas, armamento. agora estamos mexendo na infraestrutura e, o último passo, é a realização do concurso público. Para nós, para nossa tropa que é tão aguerrida, são investimentos muito importantes, porque o Estado tem crescido muito e o governador, sensível a isso, autorizou o concurso para que a gente possa melhorar ainda mais o serviço oferecido a população”, destaca.

Quem também comemorou a realização de novos concursos foi o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo de Assis. Ele conta: “O concurso reflete positivamente e vai melhorar o efetivo em regiões com déficit de profissionais."

Concursos Segurança MT: veja possíveis cargos e vagas

Recentemente, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou emenda ao Orçamento deste ano, que garante recursos financeiros para a publicação dos editais.

Conforme consta na emenda, o orçamento disponível é para abertura de concursos para a recomposição dos quadros. Entretanto, a oferta prevista é apenas para o quantitativo de cargos vagos nas corporações, já anunciados.

Isso porque de acordo com a Lei Complementar 173/2020 só é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos.

Confira as vacâncias de cada órgão:

► Polícia Civil: 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegados, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.

► Perícia Oficial (Politec): 229 cargos vagos, sendo 46 de médico legista, oito de odonto legista, nove de Perito Oficial Criminal, 142 de papiloscopista e 24 de técnico de necropsia.

► Polícia Militar: 4.392 cargos vagos de cabos e soldados.

► Corpo de Bombeiros: 2.275 cargos vagos, sendo 1.401 de cabos e soldados e 874 de sargento.

Mas, mesmo assim, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos - já que cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações. Por isso, os órgãos podem estar limitados à outros fatores, além dessa aprovação.

Folha Cursos

Concurso PC MT tem aval desde 2018

A expectativa pelo edital do novo concurso da Polícia Civil é grande, já que a seleção está prevista desde 2017, quando foram anunciadas e confirmadas 1.200 vagas para escrivão e investigador.

Em 2018, o concurso PC MT foi autorizado. A informação foi confirmada por uma fonte da Secretaria de Segurança Pública à Folha Dirigida, ressaltando que faltava alguns trâmites da Casa Civil do Estado de Mato Grosso e que, por isso, a autorização ainda não foi publicada em Diário Oficial.

Eram previstas, na época, 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. A seleção, no entanto, ainda precisava escolher a banca organizadora.

Ainda em 2018, o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, confirmou a intenção de realizar a seleção. Além disso, o edital foi previsto para sair em 90 dias, o que também não se concretizou.

Quer ser aprovado em concursos?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...