Ainda não se sabe quais cargos devem ser oferecidos no próximo concurso da PC PA. A expectativa é para que possam ser oferecidas oportunidades para cargos das áreas Policial e Administrativa, conforme previsão.
A Segurança Pública do Pará, inclusive, deve ser contemplada em sua totalidade, com oferta em todas as corporações.
Concurso PC PA: área Administrativa é bastante aguardada
Há grande estimativa de que o concurso para a Polícia Civil do Pará possa contemplar a área Policial, porém os cargos de Apoio, no setor Administrativo, também são bastante aguardados e ganham força.
Em 2022, o governo chegou a divulgar uma previsão de 11 vagas para a área Administrativa. A oferta contemplaria os seguintes cargos:
Técnico em gestão pública
- assistente social - 9 vagas; e
- contador - 1 vaga.
Técnico em gestão de informática
- engenharia de sistemas - 1 vaga.
Pode ser que a demanda tenha sido ampliada ou também que se divida entre as duas áreas.
Vale lembrar que a PC PA realizou concurso recente para os cargos de delegado, investigador, escrivão e papiloscopista. Por esse motivo, não há confirmação se serão abertas novas vagas para as funções policiais em 2023.
Mas, mesmo com concurso vigente, o secretário de Planejamento e Administração, Ivaldo Ledo, confirmou a previsão de um novo concurso para a área policial. Os cargos e vagas ainda não foram revelados, mas estima-se oferta com foco para escrivães.
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!
PC PA está entre os órgãos que podem ter concurso no estado em 2023
(Foto: Divulgação)
Em 2020, a Polícia Civil do Pará teve um concurso realizado com oferta de 1.088 vagas para a área policial. O edital foi publicado com vagas para:
- delegado - 265 vagas;
- escrivão - 252 vagas;
- investigador - 506 vagas; e
- papiloscopista - 65 vagas.
Todas as oportunidades são para quem tem o nível superior.
A seleção é organizada e realizada pelo Instituto AOCP, tendo várias etapas: prova objetiva, discursiva, prova de capacidade física, exame médico, exame psicológico, investigação criminal e social; e curso de formação.