Concurso PC PR: deputado cobra convocações de escrivães

O deputado Mauro Moraes pediu a convocação de mais escrivães, a partir do concurso PC PR 2018, que, até o momento, teve apenas 200 chamadas.

Autor:
Publicado em:04/03/2022 às 09:02
Atualizado em:04/03/2022 às 09:02

A convocação de mais aprovados no concurso PC PR voltou a ser objeto de cobrança do deputado estadual Mauro Moraes. Após se reunir com uma comissão de candidatos, na última quinta-feira, 3, o parlamentar defendeu que mais chamadas sejam feitas.

Segundo a comissão de aprovados, pelo menos 400 candidatos ainda aguardam por suas convocações. Para Mauro Moraes, o déficit de escrivães é um tema urgente para a Segurança Pública do Paraná.

"Por isso, tenho destacado a necessidade da contratação urgente de profissionais para o preenchimento deste cargo que é de fundamental importância para o andamento de inquéritos nas delegacias do Paraná", disse o deputado.

Ainda segundo Mauro Moraes, o estado convocou apenas 200 aprovados no concurso de 2018, sendo que apenas 100 vagas foram ofertadas no edital.

"Não é possível chamar essa medida de ampliação das vagas, uma vez que ela apenas supre o número de aposentadorias dos últimos anos", argumentou o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar, o déficit de profissionais no cargo tem prejudicado o andamento de inquéritos, já que pela Lei Estadual a Polícia Civil deve contar com 1.440 escrivães, mas apenas 718 cargos estão preenchidos.

Concurso PC PR 2018 ofereceu 100 vagas para escrivães (AEN PR)
Concurso PC PR 2018 ofereceu 100 vagas para escrivães
(AEN PR)

Concurso PC PR reuniu mais de 41 mil inscritos

Realizada em 2018, a seleção da Polícia Civil do Paraná registrou 41.156 inscrições. Com jornada de 40 horas, a remuneração inicial para o cargo de escrivão era de R$ 5.752,41.

Com a organização da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o edital contou com 100 vagas para a carreira, que exigiu dos candidatos o nível superior em qualquer área.

Ao todo, os concorrentes foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  1. provas objetiva.
  2. redação.
  3. exame de saúde.
  4. teste de aptidão física.
  5. análise de saúde.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos

As provas objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório, ocorreram nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina. As demais fases aconteceram somente em Curitiba. Ao todo, 633 pessoas foram aprovadas.