Concurso PC RJ: liberado resultado de isenção para delegado

O concurso PC RJ para delegado já tem o resultado final da isenção e as respostas dos recursos.

Autor:
Publicado em:03/11/2021 às 15:56
Atualizado em:03/11/2021 às 15:56

O concurso PC RJ para delegado foi o primeiro a ter o edital divulgado e já está com as fases mais avançadas. Os candidatos, por exemplo, já podem conferir o resultado final do pedido de isenção e também as respostas aos recursos interpostos. 

O acesso deve ser feito de forma individual no site da banca responsável, o Cebraspe. 

Em resposta à Folha Dirigida, a Acadepol da PC RJ já havia informado uma preliminar de inscritos com 19 mil candidatos. O número total de candidatos confirmados ainda não foi revelado. 

A previsão é que este quantitativo de inscritos (que pagaram a taxa mais os isentos) saia no dia 29 de novembro, quando o Cebraspe divulgará os locais das provas objetivas.

Sede da Polícia Civil do Rio de Janeiro
Concurso PC RJ para delegado terá provas em dezembro
(Foto: Divulgação)

Este concurso da Polícia Civil é para o preenchimento 50 vagas para delegado. As inscrições foram recebidas até o dia 11 de outubro e o pagamento da taxa até o dia 29. 

enlightenedEsta quarta-feira, 3, é o último dia para realizar o pagamento da taxa do concurso PC RJ para os demais cargos, com 350 vagas. A banca organizadora neste caso é a Fundação Getulio Vargas. 

A carreira tem como requisito o nível superior em Direito completo e oferece remunerações iniciais de R$18.747,95. As jornadas serão de 40 horas semanais

Do total de vagas, 32 são para ampla concorrência, dez para negros e índios, três para pessoas com deficiência e cinco para candidatos com hipossuficiência econômica.

Concurso PC RJ delegado terá provas em dezembro

As provas do concurso para delegado estão marcadas para o dia 12 de dezembro e está prevista para ser aplicada na cidade do Rio de Janeiro. Os candidatos poderão conferir seus locais e salas no cartão de confirmação liberado no dia 29 de novembro.

Nas avaliações, serão cobradas 100 questões, distribuídas entre as disciplinas de: 

  • Direito Penal - 20 questões; 
  • Direito Processual Penal - 20 questões; 
  • Direito Administrativo - 20 questões; 
  • Direito Constitucional - 20 questões; 
  • Direito Civil - 10 questões; 
  • Medicina Legal - 10 questões.

As provas terão duração de cinco horas. Cada disciplina totalizará 100 pontos, dessa forma a prova valerá até 600 pontos. 

De acordo com o edital, será classificado quem obtiver o mínimo de 50 pontos em cada disciplina e 300 no total da avaliação

Os aprovados na primeira prova serão convocados para a avaliação discursiva. Serão chamados os 650 candidatos com as melhores pontuações na objetiva. Ao todo, será 422 de ampla concorrência, 130 para negros e índios, 33 para pessoas com deficiência e 65 para hipossuficientes economicamente. 

As provas discursivas serão aplicadas em três dias diferentes, em datas a serem oportunamente divulgadas em edital próprio. Em cada dia o candidato deverá responder questões das seguintes disciplinas:

Grupo 1: 

  • Direito Penal - 4 questões;
  • Direito Processual Penal - 4 questões.

Grupo 2: 

  • Direito Administrativo - 4 questões;
  • Direito Constitucional - 4 questões.

Grupo 3: 

  • Medicina Legal - 4 questões;
  • Direito Civil - 4 questões.  

Para seguir para as próximas etapas do concurso, o candidato precisa obter nota igual ou superior a 50 pontos em cada uma das provas discursivas.

Concurso para delegado da PC RJ tem 5 fases

Os futuros delegados da PC RJ devem passar, primeiramente, pelas cinco fases de avaliação do concurso:

  1. Prova objetiva preliminar;
  2. Prova discursiva específica;
  3. Prova oral;
  4. Exame Psicotécnico;
  5. Prova de Capacidade Física e Exame Médico.

Em uma segunda etapa do concurso, Há também o curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol); prova de investigação social e prova de títulos.

Enquanto durar o curso de formação profissional, o candidato receberá bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do valor do vencimento da classe inicial do cargo, sem especial de descontos previdenciários.