Um novo concurso Pedro II está confirmado e em fase de preparação. A instituição informou que a previsão é de que o edital seja publicado ainda este ano, com oferta de 50 vagas, além de cadastro de reserva, na área do Magistério.
As oportunidades serão para professores na especialidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Segundo o Colégio Pedro II, o objetivo é fortalecer a educação inclusiva, com lotações distribuídas entre os diversos campi da instituição.
A remuneração inicial será de R$6.180,86, correspondente ao vencimento básico. Esse valor, porém, pode chegar a R$13.288,85 para docentes com título de doutorado.
De acordo com a instituição, a comissão organizadora está na etapa de planejamento das ações e da elaboração do edital, que deve ser divulgado em outubro, em data ainda não definida.
O concurso terá três fases:
- prova objetiva e discursiva;
- avaliação de desempenho didático-pedagógico;
- análise de títulos.
A previsão do Colégio Pedro II é aplicar as primeiras provas já em dezembro deste ano.
MétodoQ é a solução para você não estudar mais sozinho. Conheça AGORA!

Concurso Pedro II é terá vagas de professor para Atendimento Educacional Especializado
(Foto: Divulgação)
Concurso Pedro II pode ter novo edital até junho de 2026
Um novo concurso Pedro II para cargos técnico-administrativos está previsto e pode ter edital publicado até o primeiro semestre de 2026. A seleção está entre as metas da instituição, mas ainda não há confirmação oficial de prazos.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida nesta sexta-feira, 12, o Colégio Pedro II explicou que existe a expectativa de abertura da seleção, mas sem definição concreta até o momento.
“Sim, existe uma expectativa, mas sem nenhuma certeza até o momento”, informou o Setor de Comunicação da instituição.
O último concurso Pedro II segue válido até abril de 2026, sem possibilidade de nova prorrogação. Esse fator pode explicar a ausência de avanços significativos na organização de uma nova seleção.
Além disso, o Colégio Pedro II informou que deve receber novos códigos de vagas do Ministério da Educação (MEC), mas ainda não há previsão de quando isso ocorrerá. A partir dessa definição, será possível dimensionar o quantitativo de vagas do próximo edital.
Assistente em administração deve ser ofertado
Um dos cargos mais cotados para aparecer na nova seleção é o de assistente em administração, que tem grande demanda interna. Atualmente, o cadastro de reserva dessa carreira está próximo de se esgotar, restando apenas oito candidatos aprovados que ainda podem ser convocados até abril de 2026.
Com o fim da validade do último concurso, o Colégio Pedro II só poderá contratar novos servidores mediante uma nova seleção.
O último concurso Pedro II foi realizado em 2023, com 60 vagas imediatas para cargos de níveis médio, técnico e superior.
Para o cargo de assistente em administração, bastava possuir o nível médio para participar. No último concurso, ele foi o destaque da seleção, concentrando 48 das 60 vagas.
► Faça questões do último concurso Pedro II para assistente em administração!
