Concurso Petrobras divulga orientações para as provas objetivas

Foram divulgadas as orientações para as provas objetivas do concurso Petrobras. Etapa será aplicada no final do mês de março. Veja!

Autor:Mateus Melis
Publicado em:12/03/2024 às 08:44
Atualizado em:12/03/2024 às 11:33

Foram divulgadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 12, as orientações para as provas objetivas do concurso Petrobras. A etapa está confirmada para ser aplicada no dia 24 de março.


Conforme indicado no documento (veja aqui), as provas serão aplicadas no turno da tarde, a partir das 14h, e terão duração de 4h.


A estatal reforça no comunicado que a cidade de provas escolhida pelo candidato no momento da inscrição poderá não ser a mesma de realização dos exames.


Sendo assim, é fundamental realizar a consulta ao local da prova objetiva previamente, no portal da banca Cebraspe. Os endereços estarão disponíveis a partir do dia 15 de março, e não mais nesta terça, 12, como previsto no cronograma inicial.


No comunicado, a Petrobras ainda reforça que os candidatos que optaram por fazer a prova em Macaé RJ poderão realizar os exames em Campos dos Goytacazes RJ ou em Rio das Ostras RJ.


Durante as provas objetivas, o candidato do concurso Petrobras não poderá portar:

  • a) aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.;
  • b) óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
  • c) quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.; e
  • d) qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).

Caso o candidato esteja portando algum dos objetos indicados acima, o mesmo será eliminado do concurso Petrobras.

Como serão as provas do concurso Petrobras?

Os candidatos do concurso Petrobras serão avaliados por meio de provas objetivas no dia 24 de março.


As avaliações contarão com 100 questões, que serão distribuídas por disciplinas de:

  • Língua Portuguesa; 
  • Matemática; e
  • Conhecimentos Específicos. 

Cada questão em conformidade com o gabarito oficial valerá um ponto. A banca reforça ainda que o candidato perderá um ponto caso a marcação da resposta esteja em discordância com o gabarito.


Será considerado reprovado no concurso Petrobras o candidato que obtiver nota inferior a oito pontos em Conhecimentos Básicos, inferior a 18 pontos Específicos ou menos de 30 pontos no conjunto das provas.


As provas serão aplicadas nas seguintes localidades:


Região Sudeste: Betim MG, Cubatão SP, Duque de Caxias RJ, Itaboraí RJ, Macaé RJ (podendo realizar em Campos dos Goytacazes RJ ou Rio das Ostras RJ), Mauá SP, Paulínia SP, Rio de Janeiro RJ, Santos SP, São José dos Campos SP, Vitória ES ou demais cidades na região Sudeste que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.


Região Sul: Araucária PR, Canoas RS ou demais cidades na região Sul que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.


Ipojuca: Ipojuca PE ou demais cidades no Estado de Pernambuco que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.


Resumo do concurso Petrobras

  • Instituição: Petrobras;
  • Situação atual: inscrições abertas
  • Banca: Cebraspe
  • Cargos: Profissional Petrobras de nível técnico júnior
  • Escolaridade: nível médio/técnico
  • Vagas: 916 + 5.496 CR
  • Remuneração: R$5.878,82
  • Inscrições: até 31 de janeiro de 2024
  • Data da prova objetiva: 24 de março de 2024

Saiba mais e comece a estudar para o concurso Petrobras

Vagas do concurso Petrobras

O concurso Petrobras é destinado ao provimento de 6.412 oportunidades, sendo que, do total, 916 são para provimento imediato e as demais são para a formação de cadastro reserva.


São oferecidas vagas para profissional de nível médio nas seguintes áreas:

  • Enfermagem do Trabalho; 
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações; 
  • Logística de Transportes (Controle); 
  • Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); 
  • Operação; 
  • Operação de Lastro; 
  • Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); 
  • Química de Petróleo; e
  • Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração).

O salário inicial do aprovado será de R$5.878,82.

Quantos aprovados serão nomeados no concurso Petrobras?

Com o alto número de oportunidades oferecidas no concurso Petrobras, a expectativa fica com a convocação dos aprovados.


Conforme levantamento feito pela Folha Dirigida por Qconcursos, a Petrobras costuma realizar um expressivo número de nomeações de aprovados em seus editais.


No edital de 2023, a estatal realizou a convocação de 62% do cadastro reserva, que foi zerado.


O concurso Petrobras de 2023 ofertou 373 vagas imediatas e 746 de cadastro reserva. Do total, de acordo com a estatal, foram admitidos 986 candidatos.


Outros 138 candidatos foram eliminados ou desistiram da seleção. Portanto, a estatal mostra que vem usando o seu banco de aprovados.


Se a estatal mantiver o ritmo de nomeações do edital anterior, poderá nomear mais de 3,4 mil aprovados, cerca de 62%, por meio do cadastro de reserva.


Este quantitativo não é um dado oficial, mas somente uma projeção com base no histórico da Petrobras no uso do cadastro de reserva.


O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado em 7 de junho.


De acordo com o gerente de recrutamento e seleção da Petrobras, Danilo Garbazza, as chamadas dos aprovados devem começar em seguida, no segundo semestre, a partir de julho. 

“Devemos começar as convocações no segundo semestre de 2024. Isso será feito de forma escalonada no decorrer do prazo de validade do concurso”, disse Danilo Garbazza. 

O concurso Petrobras terá a validade de 18 meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais. 


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!