Concurso PF: o que foi mais cobrado em Contabilidade e como estudar

Professor da Folha Cursos, Eugênio Montoto, explica como estudar Contabilidade e o que foi mais cobrado nas últimas provas de agente.

Autor:
Publicado em:17/03/2021 às 07:00
Atualizado em:17/03/2021 às 07:00

O concurso PF é sem dúvidas um dos maiores deste ano e exige muito dedicação nos estudos. Uma das disciplinas que os candidatos a agente da PF devem dar uma atenção especial é Contabilidade.

Das 120 questões da prova objetiva, 24 serão exclusivas para essa disciplina, que compõe o bloco III do conteúdo programático. Para orientar a preparação dos concorrentes, Folha Dirigida entrevistou o professor Eugênio Montoto, que possui larga experiência na área.

Eugênio, que também é autor do livro ‘Contabilidade geral e avançada esquematizado’, destrinchou todos os assuntos que foram cobrados em Contabilidade nas provas de 2009, 2012 e 2018 para agente da PF.

Concursos PF e PRF 2021: como estudar Língua Portuguesa? Veja dicas!

A quantidade de questões para tópicos e o percentual podem ser consultados em tabela nesta página.

“Os assuntos cobrados são básicos e com predominância para o tema Escrituração contábil, isto é, a banca pergunta o conceito do débito e do crédito, classificação de fatos contábeis, erros de escrituração e balancete de verificação”, disse.

Eugênio Montoto, que é head de Conteúdo do Folha Cursos, acredita que as provas deste ano para agente da PF deverão abranger os assuntos que vêm sendo rotineiramente cobrados nas provas anteriores. 

Você já conhece os cursos preparatórios da Folha Cursos para o concurso PF? 

No que tange à última prova, que aconteceu em 2018, o professor de Contabilidade diz que houve uma distribuição proporcional de assuntos em relação às avaliações anteriores, mas destaca que houve a inclusão de perguntas sobre as características.

Confira a tabela com a quantidade de questões por tópico: 

Concurso PF 2009

Escrituração 4 44,44%
Exaustão 1 11,11%
Operações em mercadorias 1 11,11%
BP 1 11,11%
DRE 1 11,11%
DFC 1 11,11%
TOTAL 9 100%


Concurso PF 2012

Escrituração 3 27,27%
Princípios 2 18,18%
Provisão 1 9,09%
DRE 2 18,18%
BP 1 9,09%
Amortização 1 9,09%
Ágio 1 9,09%
Total 11 100%

Concurso PF 2018

Introdução da Contabilidade 12,50%
Escrituração 37,50%
Patrimonio e Resultado 16,67%
Operações Financeiras 4,17%
Operações com Mercadorias 4,17%
Depreciação 4,17%
BP/DRE 12,50%
Estrutura Conceitual 8,33%
Total 100%

Qual a melhor forma de estudar Contabilidade para o concurso PF?

O professor explica também qual a melhor forma de estudar Contabilidade para o concurso da PF.

“Sem a menor dúvida é assistindo aulas que sejam curtas e objetivas, abordando os assuntos que são historicamente cobrados. Também é indispensável fazer questões de provas anteriores do Cebraspe sobre esses conteúdos. No meu canal do Youtube, os candidatos encontrarão gratuitamente uma playlist (curso completo de Contabilidade Básica) com as principais aulas que precisam assistir para não serem eliminado no concurso".

Para Eugênio Montoto as provas de Contabilidade do Cebraspe são eminentemente conceituais com as qualitativas da informação contábil (estrutura conceitual).

“Foque em estudar os conceitos básicos de contabilidade, conceitos de patrimônio e resultado, equação fundamental da contabilidade, classificação de fatos contábeis, erros de escrituração e balancete de verificação.”

 Concurso PF tem provas adiadas para maio

O concurso da Polícia Federal teve suas provas objetivas adiadas para maio. O motivo é o agravamento da pandemia do Coranavírus, impossibilitando as avaliações de serem aplicadas no próximo dia 21 de março. 

+ Concurso PF: Fenapef acredita no aval em 2021 para área Administrativa

Agora, os candidatos devem realizar as provas no dia 23 de maio. A nova data foi confirmada no comunidado divulgado pelo Cebraspe, banca organizadora. 

Segundo o Cebraspe, no dia 14 de maio será divulgado o edital com os horários e locais de realização dos exames.  

Concurso PF 2021 (Foto: Divulgação)
Concurso da Polícia Federal teve provas adiadas para maio
(Foto: Divulgação)


Incialmente, para agente, escrivão e papiloscopista as avaliações seriam no turno da tarde. A duração será de quatro horas e 30 minutos.

Já para delegado, as avaliações aconteceriam pela manhã (prova objetiva, com três horas e 30 minutos de duração) e à tarde (discursiva, com cinco horas de duração).

Confira tudo que será cobrado na prova da Polícia Federal

Prova objetiva do agente:

Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.

Bloco II, com 36 questões: Informática

Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral

Prova objetiva do escrivão:

Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.

Bloco II, com 36 questões: Informática

Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral e Arquivologia

Prova objetiva do papiloscopista:

Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.

Bloco II, com 36 questões: Informática.

Bloco III, com 24 questões: Biologia, Física e Química.

Folha Cursos prepara para concurso PF

A Folha Cursos oferece uma preparação focada e sem enrolação para te ajudar na meta de #aprovaçãonaPF. Confira os cursos disponíveis:

folha cursos agente PF

Por carreira