Após novo aval, concurso PF convoca para CFP

A Polícia Federal e o Cebraspe convocaram os aprovados do concurso PF para o novo CFP dos quatro cargos. Veja datas e regras!

Autor:
Publicado em:20/09/2022 às 16:04
Atualizado em:20/09/2022 às 16:04

A diretoria de gestão da Polícia Federal publicou a convocação dos aprovados que farão parte do novo curso de formação profissional (CFP) do concurso PF 2021. As turmas contemplam os três cargos e puderam ser formadas após o aval do presidente Jair Bolsonaro.

A convocação do CFP 2022 do concurso PF foi publicada no Diário Oficial da União.

Ao todo, Bolsonaro autorizou mais 625 aprovados, sendo a seguinte chamada na PF:

  • 53 delegados;
  • 382 agentes;
  • 172 escrivães; e
  • 18 papiloscopistas.

Quando ocorrerá o novo CFP do concurso PF?

O CFP, como de praxe, será realizado pela Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, em regime de internato.

A PF exigirá do aluno tempo integral, com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer Unidade da Federação.

O curso está previsto para acontecer de 3 de outubro de 2022 a 23 de dezembro de 2022.

Ele será ministrado das 7h30 de segunda-feira às 18h de sábado (horário oficial de Brasília/DF).

Sobre a matrícula no CFP

Para matrículas no CFP, os candidatos deverão se apresentar no dia 30 de setembro de 2022, das 8h às 12h ou das 14h às 16h, ou no dia 1º de outubro, das 8h às 12h.

A apresentação deve ser feita na Academia Nacional de Polícia (Rodovia DF 001 KM - 02, Setor Habitacional Taquari - Lago Norte, Brasília/DF).

Serão admitidos para matrícula no CFP os candidatos com idade mínima de 18 anos completos, capacitados física e mentalmente para o exercício do cargo, munidos da seguinte documentação:

  • documentos originais entregues no período constante do item 9 do Edital nº 19 - DGP/PF, de 10 de setembro de 2021, e suas alterações;
  • atestado médico de que está apto para a prática de atividades físicas, expedido há, no máximo, 15 dias antes do início do CFP, conforme modelo constante no anexo deste edital;
  • declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e(ou) entidade da esfera federal, estadual e(ou) municipal, a ser preenchida no momento da matrícula;
  • autorização para obtenção, pela Polícia Federal, de dados médicos referentes ao candidato, a ser preenchida no momento da matrícula;
  • autorização para obtenção, pela Polícia Federal, de dados funcionais junto a órgãos públicos, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e pessoas jurídicas de direito privado, a ser preenchida no momento da matrícula;
  • Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo do aluno do Curso de Formação Profissional da Academia Nacional de Polícia, a ser preenchido no momento da matrícula;
  • Uma fotografia tamanho 3x4cm, para confecção de crachás de identificação de uso obrigatório nas dependências da Academia Nacional de Polícia, no período do curso de formação policial, a ser enviada até o dia 20 de setembro de 2022, via e-mail, para o endereço eletrônico seec.anp.dgp@pf.gov.br com as seguintes características: i) arquivo em cores no formato ".jpg" ou ".png"; ii) o nome do arquivo deve ter o número de CPF do candidato, somente com os dígitos, sem separadores como pontos, traços ou barras (Exemplo: 00000000000.jpg ou 00000000000.png); iii) tamanho proporcional ao formato 3x4cm (base X altura); iv) quantidade mínima de pontos: 345X472; e v) fundo branco.

Além disso, no ato da matrícula também devem apresentar:

► comprovante de vacinação contra Covid-19, caso tenha sido vacinado;

► resultados de exame RT-PCR para Covid-19, com data de coleta de, no máximo, 4 (quatro) dias anteriores à apresentação para matrícula.

agentes da PF
Concurso da PF de 2021 tem novas turmas convocadas para CFP
(Foto: Divulgação)

Concurso PF teve resultado final homologado

Na última semana, o concurso de 2021 da Polícia Federal foi encerrado e não tem mais etapas a cumprir. O seu resultado final foi publicado e homologado oficialmente.

Com o resultado final homologado, começará a contar o prazo de validade, que será de seis meses. A seleção ficará valendo até março de 2023podendo ainda ser prorrogado este prazo por mais seis meses, indo até - no máximo - setembro de 2023.

Um novo concurso PF só deve ser divulgado após o término da validade deste vigente ou para os cargos não ofertados: peritos e área administrativa.

edital do concurso PF, publicado em janeiro de 2021 e trouxe a oferta autorizada de 1.500 vagas, todas de nível superior.