Concurso PF: 'vamos chamar mais servidores', diz diretor-geral

Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues participa de evento no MT e fala sobre chamar mais servidores excedentes do concurso PF.

Autor:
Publicado em:05/04/2023 às 14:27
Atualizado em:05/04/2023 às 14:27

O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, confirmou que serão chamados mais aprovados do concurso PF 2021. Os excedentes devem ser convocados para posse em breve.

Em evento realizado na última terça-feira, 4, no auditório da Justiça Federal em Mato Grosso, ele falou sobre a prorrogação do concurso público, que já foi publicada oficialmente.

"Nós estamos agora (...) já autorizei a prorrogação do concurso que estava vigente e encerrando agora, da policia (PF), de maneira que vamos chamar mais servidores excedentes, para que a gente recomponha o nosso quadro a partir das necessidades; do mapeamento que fizemos de lotação." 

Ainda não há uma data para a convocação desses candidatos, mas o fato do concurso ter sido prorrogado dá até setembro deste ano para a corporação realizar este processo, antes que a validade encerre. Após este período, não haverá mais chance de prorrogação.

Veja a fala do diretor-geral:

Segundo informações do Jornal MT, o diretor-geral confirmou que serão chamados 200 agentes aprovados no concurso da PF para compor o quadro de servidores em Mato Grosso.

Em entrevista à imprensa, o chefe da corporação falou sobre o reforço na corporação, como também prometeu expandir os postos e criar mais delegacias no estado.

“Expandir unidades nossas, sejam postos ou criação de delegacias para outras cidades. Investimentos na área de tecnologia, da integração e fortalecimento das forças integradas de combate ao crime organizado aqui no Estado, que são as nossas prioridades nesse inicio de jornada”, pontuou o Andrei Augusto Rodrigues.

Concurso PF: diretor promete chamar todos os excedentes

Até o momento, não foi precisado um quantitativo de aprovados que serão chamados para formação. Mas, ao que depender do diretor-geral, a lista será zerada. Ele informou ao deputado federal Aluísio Mendes que todos os excedentes serão convocados

Vale lembrar que o edital do concurso PF trouxe uma oferta de 1.500 vagas, sendo todas de nível superior. A distribuição pelos cargos foi a seguinte:

  • Agente de polícia  - 893 vagas
  • Escrivão de polícia  - 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  - 84 vagas;
  • Delegado de polícia  - 123 vagas.

As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões. 

Novo concurso PF?

Flávio Dino também informou que a realização de novos concursos PF estão na pauta de Lula e podem avançar em breve. 

Segundo o chefe da pasta, ainda não há novidades ou data para anunciar novos editais, com poucos meses de governo, mas afirma que: "os dois temas estão a sério na nossa pauta e vamos avançar".