Ingressar na Polícia Federal é o sonho de muitos. Mas, chegar lá é uma tarefa árdua. Afinal, o concurso PF é formado por diversas etapas de seleção, que eliminam ou classificam o candidato.
E estar por dentro de todas essas fases e saber o que cada uma cobra é fundamental para garantir ao candidato ainda mais chances de garantir a vaga dos sonhos.
Partindo dessa premissa, fica a reflexão: você conhece todas as etapas de seleção que a Polícia Federal cobra em seu concurso?
Pensando nisso, a Folha Dirigida preparou essa matéria especial para te explicar como cada cargo é avaliado até a chegada no tão sonhado curso de formação.
Mas, primeiro, vamos conhecer quais são os cargos?
Cargos da área policial na PF
Os candidatos que desejarem concorrer no concurso PF para a área policial poderão escolher entre cinco cargos, sendo eles:
→ agente de polícia
→ delegado de polícia
→ escrivão de polícia
→ perito criminal
→ papiloscopista
Todos eles exigem o nível superior de escolaridade e possuem excelentes remunerações.
Agora, que tal conhecer quais são as etapas de seleção que cada cargo é submetido? Confira!
Etapas de seleção do concurso PF
► Provas objetivas (todos os cargos)
A primeira etapa do concurso PF é composta pelas provas escritas, sendo elas objetiva e discursiva. A objetiva é obrigatória e comum a todos os cargos.
Nela, são cobradas 120 questões, geralmente de múltipla escolha ou no modelo Certo e Errado, de acordo com a banca escolhida. As disciplinas variam de acordo com o cargo, sendo:
Bloco I |
Bloco II |
Bloco III |
Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico |
Informática |
Contabilidade Geral |