O que pode ajudar na preparação para o próximo concurso PF?

Após a autorização oficial do concurso PF e previsão de edital para 2021, futuros servidores devem intensificar preparação para provas.

Autor:
Publicado em:04/10/2020 às 10:00
Atualizado em:04/10/2020 às 10:00

Como conciliar os estudos de outras seleções com o próximo concurso PF?


É verdade que muita gente estava se preparando para uma bateria de provas de concursos públicos em 2020, no entanto, a pandemia impediu que as avaliações ocorressem e algumas seleções tiveram seus trâmites suspensos.

Em meio a isso tudo, a Polícia Federal segue otimista para ter o aval oficial publicado no Diário Oficial da União e poder, finalmente, publicar um novo edital para ingresso de novos policiais na corporação.
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Assim, a equipe pedagógica da Folha Dirigida preparou um material comparativo de editais de concursos públicos da área da Segurança que possuem disciplinas semelhantes em seus conteúdos programáticos.

Por exemplo, quem estava se preparando para o concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pode verificar os conteúdos semelhantes com as seleções da Polícia Federal e assim eliminar o que já foi estudado.

Quem está inscrito nos concursos da Polícia Civil do Distrito Federal para cargo de agente e do Departamento Penitenciário Nacional para a carreira de agente de execução penal, de nível médio, também podem verificar os conteúdos que já estudaram e que poderão ser cobrados na próxima seleção da PF.

Além disso, os candidatos que participaram do concurso do Departamento de Administração Prisional também podem verificar as matérias e assuntos que foram abordados e provavelmente deverá constar no próximo edital PF.
 

Comparativo de editais PF, PRF, Depen, PC RJ e PCDF


Os futuros servidores que pensam em participar da seleção da Polícia Federal visando o cargo de escrivão, que deve ter oferta de 600 vagas, de acordo com pedido enviado ao Ministério da Economia, podem conferir as informações do último edital publicado para a carreira.

Os candidatos podem ter acesso as principais informações do concurso realizado em 2018 por meio do edital verticalizado. A notícia boa é que o edital é bastante recente, mas é preciso ter atenção ao estudar as legislações, já que podem ter passado por atualizações.


+ Leia também → Concurso PF: Informática deverá ter grande peso na prova
 

Última concurso PF Informática predominou


Quando o assunto é atualização, a disciplina de Informática talvez seja uma das que mais pode trazer novidades para o próximo concurso PF. Isso porque o mundo digital está cada vez mais em constante mudança.

Na última seleção foram cobradas 36 questões da matéria, no entanto, duas foram anuladas. É possível ter acesso e ficar por dentro das estatísticas da última prova aplicada no concurso PF 2018 no link abaixo.
 

Análise da prova do concurso PF 2018


Além da divisão das disciplinas na avaliação também é possível verificar os assuntos que cada questão abordava das matérias. No caso de Estatística, por exemplo, foram cobradas dez questões sobre os assuntos de "Estatística descritiva e análise exploratória de dados" e "Probabilidade".

Em Língua Portuguesa foram cobradas 24 questões sobre nove assuntos diferentes. Confira o material e tire suas dúvidas sobre os conteúdos que costumam cair em provas das seleções da Polícia Federal.
 

Corporação aguarda aval oficial para oferecer 2 mil vagas de nível superior
Polícia Federal aguarda aval oficial para oferecer 2 mil vagas de nível superior
(Foto: Divulgação)


Provas anteriores de concursos PF


Outra dica importante é a resolução das provas anteriores de concursos da Polícia Federal. É importante estudar pelas características da banca organizadora, no entanto também é importante conhecer a estrutura dos concursos da corporação.

A equipe pedagógica da Folha Dirigida disponibiliza provas anteriores aplicadas para diversos cargos da Policia Federal. Isso pode dar uma bagagem para quem quer entender como funciona a linguagem da corporação.

Exames aplicados nos anos de 2012 para os cargos de perito e papiloscopista, por exemplo. Também é possível verificar provas anteriores de agente de polícia, de 2014, e outras áreas de ensino superior já ofertadas pela Polícia Federal.


+ Leia também → Concurso PF para agente administrativo de nível médio pode ocorrer?