Novos concursos PGE SC são autorizados com mais de 100 vagas
O governador Carlos Moisés autorizou a realização de concurso PGE SC para procuradores e diversos cargos. Veja a relação de vagas!
Autor:
Publicado em:23/05/2022 às 14:31
Atualizado em:23/05/2022 às 14:31
O Governo de Santa Catarina autorizou a realização de novos concursos PGE SC, que poderão ter editais publicados ao longo de 2022. As chances serão para a principal carreira do órgão e, também, para cargos da área de apoio, totalizando mais de 100 vagas.
O aval dado pelo governador Carlos Moisés visa o preenchimento de 103 vagas, das quais:
42 para procurador; e
61 vagas para diversos cargos.
Os diversos cargos ainda não foram confirmados e devem ser informados em breve pela gestão ou pelo próprio órgão.
No total, o Governo de Santa Catarina autorizou 2.297 vagasem vários órgãos que realizarão concursos SC e terão editais com vagas efetivas. Além de novas oportunidades, também foram autorizadas a nomeação de 796 servidores já aprovados em concurso.
“Essas ações são possíveis agora porque nós arrumamos a casa. O Governo do Estado voltou a ter o seu caixa organizado em condições de fazer a reposição das vagas em diversas posições do funcionalismo público. Também estamos trabalhando na valorização das carreiras. São ações de gestão conscientes e sustentáveis no longo prazo”, disse o governador.
Quanto à nomeação, o ingresso de novos servidores está previsto para acontecer até o dia 30 de junho.
Concurso PGE SC formou comissão para novas autorizações
Em 2021, a Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina formou uma comissão organizadora. O grupo criado tinha como foco regulamentar processos de autorização de concurso e processos seletivos.
Segundo a publicação, o grupo ficará composto por:
Procurador do Estado Rodrigo Roth Castellano;
Procurador do Estado Diogo Marcel Reuter Braun
Diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SEA) Renata de Arruda Fett Largura
Assistente Jurídica (SEA) Tatiana Gomes Back Beppler
O objetivo era que esses membros ficassem responsáveis pela regulamentação do "processo de autorização e da formatação de concursos públicos para preenchimentos de cargos efetivos e de processos seletivos de contratação temporária."
O grupo tinha um prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos, que poderia ser prorrogado.
Naquela época, o documento trouxe oferta de quatro vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva. A remuneração da carreira, na época, era de R$27.424.
► O que foi preciso para concorrer? O requisito necessário era ser bacharel em Direito, além de a inscrição regular como advogado nos quadros da OAB na data da posse e comprovas três anos de atividade jurídica.
► Quais foram as etapas?
Os candidatos foram avaliados por várias ersas etapas de seleção. A primeira foi uma prova objetiva com caráter eliminatório e classificatório.
A avaliação aconteceu no turno da tarde, com duração de cinco horas, no máximo. Foram cobradas 100 questões objetivas, versando entre as seguintes disciplinas:
Disciplina
Número de questões
Direito Administrativo
15
Direito Ambiental
5
Direito Civil
10
Direito Constitucional
15
Direito do Trabalho
5
Direito Eleitoral
3
Direito Penal
5
Direito Processual
17
Direito Tributário
15
Legislação do Estado de Santa Catarina.
10
Total
100
As demais etapas de seleção foram: provas práticas; provas ora e prova de títulos, que podem eliminar ou classificar os candidatos, de acordo com o rendimento em cada uma.