Concurso PGM SP: Cebraspe será a banca do edital de procurador

Despacho da procuradoria é publicado em Diário Oficial e confirma que o Cebraspe organizará o concurso PGM SP para procuradores.

Autor:
Publicado em:29/12/2022 às 16:05
Atualizado em:29/12/2022 às 16:05

Está definida a instituição que ficará responsável pelo concurso PGM SP 2023, com oferta para o cargo de procurador. O Cebraspe foi a banca organizadora escolhida e vai comandar a seleção.

O despacho da Procuradoria Geral do Município foi publicado no Diário Oficial.

O documento autoriza a contratação do Cebraspe de forma direta. O próximo passo será a assinatura do contrato e, em seguida, a publicação do edital.

Ainda não foi informada uma data para a publicação do edital. No entanto, estima-se que isso não deve demorar para acontecer, tendo em vista que a banca já está com a sua contratação encaminhada.

Concurso PGM SP terá oferta de 32 vagas

O novo concurso PGM SP para a carreira de procurador já está autorizado. O despacho de autorização foi publicado em junho deste ano.

O documento confirma que a seleção visará o preenchimento de 32 vagas de procurador do município, equivalente aos cargos que estão vagos.

A Procuradoria está com os preparativos em andamento desde 2021 e, portanto, os trâmites não deve demorar, pois tendem a estar adiantados. Antes mesmo de ser autorizado, um novo concurso PGM SP já estava em pauta. O procurador Ricardo Bucker informou que o órgão teria iniciado os trabalhos.

fachada pgm sp
Concurso da PGM SP define banca e fica com edital iminente para sair.
(Foto: Divulgação)

O que é preciso para concorrer no concurso PGM SP?

Para participar do concurso PGM SP e concorrer a uma vaga de procurador é preciso nível superior em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Procuradoria não exige comprovação de prática jurídica.

No último concurso, a remuneração inicial foi de R$10.396,19, para uma jornada de 40 horas semanais.

Como e quando foi o último concurso PGM SP?

último concurso teve edital publicado em março de 2014 e, desde então, o órgão não realizou seleção para servidores efetivos. O edital trouxe 70 vagas no cargo de procurador do município I. A validade expirou em 2018.

A procuradoria conseguiu dar posse a 35 novos procuradores. O déficit foi amenizado e agora é de 117 cargos.

A banca organizadora do último concurso foi a Fundação Vunesp, que recebeu inscrições com taxa de R$92,50. Também foi possível se inscrever em unidades do Poupatempo e Infocentros, que ofereciam internet gratuita, por meio do programa “Acessa São Paulo”.

Os candidatos foram submetidos a três provas, sendo duas de conhecimentos específicos e uma de títulos. A prova de conhecimentos específicos I foi composta por 100 questões de múltipla escolha, divididas entre disciplinas de Direito.